Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5044
Título: A história da física como instrumento facilitador da aprendizagem no ensino de termodinâmica na educação básica
Autor(es): Andrade Filho, Antonio José
Palavras-chave: Ensino de Física
Termodinâmica
História da Física
Data do documento: 2023
Citação: ANDRADE FILHO, Antônio José. A história da física como instrumento facilitador da aprendizagem no ensino de termodinâmica na educação básica. 2023. 72 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Campus de Ji-Paraná, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2023
Resumo: O ensino de Física na educação básica, por muitas décadas teve como metodologia predominante a memorização de fórmulas matemáticas e repetição mecânica dos conteúdos expostos pelo professor em aula, quase sempre sem nenhuma ênfase aos conceitos e exemplificações do que se vivencia cotidianamente. Tais abordagens, as quais são denominadas aulas tradicionais, podem ter conduzido, por muitas décadas, à desmotivação da maioria dos alunos não apenas durante as aulas, como também deve ter levado ao desinteresse pelo prosseguimento dos estudos relacionados às ciências da natureza. Para que esse quadro de desmotivação e desestímulo dos alunos seja superado, dentre outras estratégias, alguns autores aqui citados, consideram essencial que os contextos histórico e social sejam conectados aos temas abordados, de modo que as aulas deixem de ser entediantes, desprovidas de sentido e que possam adquirir vínculos ao que se vivencia cotidianamente. Felizmente alguns professores estão mudando suas concepções e implementando novas estratégias que possam proporcionar aos alunos maior interesse pelos temas abordados em sala de aula. Nesse sentido, o presente trabalho propõe, com base em pesquisa bibliográfica, alternativa de se utilizar a história da física como ferramenta pedagógica de modo que auxilie no ensino de termodinâmica para estudantes do segundo ano do ensino médio. Espera-se que a aglutinação de pontos de vista de diversos autores sobre a inserção de história da física na educação básica possa contribuir como mais uma ferramenta a ser adotada pelos professores de Física na busca por melhores resultados no processo de ensino e aprendizagem.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Física da Fundação Universidade Federal de Rondônia como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Física, sob orientação do Prof. Dr. Robinson Viana Figueroa Cadillo.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5044
Aparece nas coleções:Física (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Antonio_Andrade.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.