Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5057
Título: A tecnologia assistiva no contexto educacional inclusivo
Autor(es): Araújo, Bruna Najayra Flores Gonçalves
Palavras-chave: Educação inclusiva
Ferramentas educacionais
Práticas pedagógicas
Data do documento: 2023
Citação: ARAÚJO, Bruna Najayra Flores Gonçalves. A tecnologia assistiva no contexto educacional inclusivo. 2023. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Fundação Universidade Federal de Rondônia,2023.
Resumo: A tecnologia assistiva desempenha um papel fundamental no contexto educacional inclusivo, proporcionando aos alunos com deficiências ou necessidades especiais ferramentas necessárias para maximizar seu potencial de aprendizado. Nessa perspectiva, o presente estudo teve como objetivo analisar a aplicação da Tecnologia Assistiva no contexto inclusivo. A metodologia utilizada para alcançar esse objetivo foi a pesquisa bibliográfica desenvolvida a partir de material já elaborado, constituído principalmente de livros, artigos científicos, dissertações e legislações que fazem referência à Educação Inclusiva, Tecnologia Assistiva e Práticas Pedagógicas. Os resultados indicam que, no contexto educacional inclusivo, a tecnologia assistiva pode ser usada para adaptar materiais de aprendizagem, como livros e atividades, para atender às necessidades individuais dos alunos. Além disso, ela também pode ser utilizada para facilitar a comunicação, estimular a mobilidade e acessibilidade, e promover a participação ativa dos alunos em sala de aula.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5057
Aparece nas coleções:DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO COMPLETO.pdf554,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.