Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5068
Título: Confecção e uso de aplicativo educacional no ensino de lentes esféricas
Autor(es): Krajewski, Larissa Lima
Palavras-chave: Óptica Geométrica
Tecnologias Digitais
Aplicativo
Lentes Convergentes
Lentes Divergentes
Data do documento: 2023
Citação: KRAJEWSKI, Larissa Lima. Confecção e uso de aplicativo educacional no ensino de lentes esféricas. 2023. 157 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Campus de Ji-Paraná, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2023
Resumo: A pesquisa na área educacional brasileira tem avançado nos últimos anos, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento de metodologias que visam melhorar o processo de ensino aprendizagem. Nesse interim, na área da Física também se tem buscado alternativas para promover um ensino mais dinâmico fazendo uso de diversos instrumentos pedagógicos, tais como as tecnologias digitais. Nesta linhagem, o presente trabalho traz como produto educacional uma sugestão de sequência didática para o ensino de Óptica Geométrica, sendo proposta para o segundo ano do Ensino Médio, que engloba um aplicativo desenvolvido com o intuito de permitir uma simulação virtual de lentes esféricas convergentes e divergentes, denominado “Code Lens”, bem como uma apostila nomeada “Explorando a Óptica Geométrica”, confeccionada para guiar as aulas durante a aplicação. O propósito da aplicação desta sequência está na busca pela aprendizagem significativa, conceito este pertencente à teoria de David Ausubel, opondo-se à aprendizagem mecânica, tão presente no ensino atualmente. A Metodologia da Problematização é utilizada, valendo-se das anomalias da visão como ponto inicial para o desenvolvimento das aulas. Deste modo, a presente pesquisa buscou através do aplicativo um ensino de Física mais dinâmico e explorador, que permitisse ao aprendiz uma visão ampla do assunto e a verificação da sua aplicabilidade cotidiana, investigando os benefícios para o processo de ensino através do uso da tecnologia digital aliado à Metodologia da Problematização. Durante o desenvolvimento das atividades ficou visível que os alunos demostraram um maior interesse e motivação em participar das aulas, devido ao uso da tecnologia em sala de aula, o que eles também expressaram através de um questionário de opiniões e outro para verificar a aprendizagem, bem como a elaboração de mapas conceituais. Os resultados mostraram que uma boa parcela dos alunos assimilou o conteúdo de forma satisfatória, indicando a viabilidade da reprodução da sequência sugerida em sala de aula.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado Profissional de Ensino de Física da Fundação Universidade Federal de Rondônia como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Ensino de Física sob orientação da Prof.ª Dra. Queila da Silva Ferreira.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5068
Aparece nas coleções:Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Polo Ji-Paraná (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Larissa Lima Krajewski Final.pdf5,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto Educacional.pdf11,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.