Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5073
Título: Atuação do psicólogo escolar na assistência estudantil em uma universidade na região norte brasileira
Autor(es): Soares, Yara Nascimento
Palavras-chave: Ensino superior
Assistência estudantil
Psicologia escolar
Políticas públicas educacionais
Data do documento: 2023
Citação: SOARES, Yara Nascimento. Atuação do psicólogo escolar na assistência estudantil em uma universidade na região norte brasileira. 2023. 181 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Psicologia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.
Resumo: Nas últimas décadas, o Ensino Superior brasileiro vem passando por um processo de ampliação de seu acesso, por meio de políticas educacionais destinadas às camadas das populações de baixas condições socioeconômicas, oriundas de escolas públicas e/ou com outras características que as excluíam da possibilidade de ingressar ao Ensino Superior. É diante deste contexto que, nos últimos anos, psicólogos foram inseridos nas equipes multiprofissionais da assistência estudantil das Universidades Federais, sendo considerados profissionais importantes para contribuir com a elaboração e execução de ações, programas e projetos que contemplem a formação integral dos estudantes, a fim de promover a permanência e o sucesso acadêmico. Porém, apesar da importância desses profissionais, diversos estudos mostram que, muitas vezes, eles se encontram perdidos e despreparados, teoricamente e de forma prática, para atuar no contexto da assistência estudantil. Neste sentido, esta pesquisa teve como objetivo compreender e analisar como se dá a atuação do psicólogo no contexto da Política de Assistência Estudantil da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), tendo como objetivos específicos: a) Analisar os documentos norteadores da atuação do psicólogo na Assistência Estudantil da UNIR; b) Identificar subsídios teórico-práticos obtidos durante a formação inicial e continuada para atuar no Ensino Superior e; c) Conhecer as concepções e práticas das psicólogas na Assistência Estudantil. Trata-se de uma pesquisa orientada pela abordagem qualitativa e, para atender aos objetivos, o estudo foi dividido em duas etapas. Na primeira, levantamos documentos que servem como base e orientação para a atuação do psicólogo na assistência estudantil da UNIR, os quais foram analisados à luz dos pressupostos da Psicologia Escolar Crítica, de forma a compreender como é esperado que o psicólogo esteja inserido nesse campo de atuação. Na segunda etapa, realizamos entrevistas semiestruturadas com sete psicólogas que atuam ou que já atuaram no âmbito da assistência ao estudante da UNIR. O material empírico elaborado a partir das entrevistas foi analisado com base nos fundamentos da Psicologia Escolar Crítica, de forma que as ideias principais apreendidas foram agrupadas em eixos compostos por categorias. Os resultados demonstram que, em sua maioria, os documentos requerem o perfil de um psicólogo generalista, orientado principalmente pela Psicologia Clínica e Organizacional. Identificamos que o foco do trabalho das psicólogas ainda está voltado para o atendimento clínico de forma remediativa, embora compreendam que seu papel neste âmbito deve ir além dos atendimentos, de forma a contribuir com atividades que gerem mudanças estruturais na universidade. Desta forma, há iniciativas de ações que envolvam não só os estudantes, mas também os demais atores educacionais e com caráter preventivo. Compreendemos que as profissionais são Psicólogas Escolares, embora não se identifiquem como tais, uma vez estas vêm progressivamente modificando sua forma de atuação e a compreensão que carregam acerca do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e de seu papel, que se coaduna com a atuação de uma Psicóloga Escolar.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5073
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR NA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EM UMA UNIVERSIDADE NA REGIÃO NORTE BRASILEIRA.pdfATUAÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR NA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EM UMA UNIVERSIDADE NA REGIÃO NORTE BRASILEIRA1,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.