Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5074
Título: Elaboração de massa alimentícia a partir de farinha de pupunha
Autor(es): Passos, Graciele Rodrigues de
Palavras-chave: Bactris gasipaes Kunth
Carotenoides
Macarrão
Glúten free
Farinha de milho
Data do documento: 2024
Citação: PASSOS, Graciele Rodrigues de. Elaboração de massa alimentícia a partir de farinha de pupunha. 2024, 41 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Alimentos) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2024.
Resumo: A pupunha é um fruto nativo da região amazônica, apresentando potencial para o desenvolvimento de produtos panificáveis devido conter grande quantidade de amido em sua composição. Este trabalho foi realizado com o propósito de avaliar as potencialidades do fruto de pupunha como matéria-prima para a elaboração de massa alimentícia. Foram elaboradas quatro formulações, massa alimentícia controle (F1) 100 % farinha de milho; formulação com adição de 25% (F2); 50% (F3) e 100% (F4) de farinha pupunha, respectivamente. Avaliou-se a composição proximal, propriedades tecnológicas, físico-químicas e carotenoides totais. A formulação F4 apresentou alto teor de lipídeos 9,68 %, cinzas 1,77 %, menor tempo de cozimento (4 min), maior perda de sólidos, menor transparência, menor aumento de peso, menor aumento de volume e maior teor de carotenoides totais 67,42 μg de carotenoides/g de matéria seca. A presença de farinha de milho influenciou no conteúdo de proteínas, sendo que as formulações F1 e F2 apresentaram um maior teor de proteínas 6,45 % e menor acidez 0,31 e 1,16 %, respectivamente, além de apresentarem um tempo de cozimento mais longo, maior transparência, maior aumento de volume e aumento de peso. As outras formulações (F2 e F3) apresentaram valores intermediários em relação a todas as análises, exceto para proteínas. Os resultados encontrados nos levam a inferir que as massas alimentícias elaboradas a partir da farinha de pupunha apresentam-se como fontes promissoras para uma dieta isenta de glúten com características nutricionais e tecnológicas aceitáveis.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Engenharia de Alimentos da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus de Ariquemes, para obtenção do título de Bacharel em Engenharia de Alimentos. Orientador: Prof. Dra. Ladyslene Christhyans de Paula.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5074
Aparece nas coleções:DENGEA / ARQ. Engenharia de Alimentos (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - GRACIELE.pdf1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.