Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5086
Título: Representação, polifonia, subalternidade no romance Torto arado (2019), de Itamar Vieira Junior
Autor(es): Silva, Rosane Pontes
Palavras-chave: Torto arado
Subalternidade
Polifonia
Representação
Data do documento: 2023
Citação: SILVA, Rosane Pontes. Representação, polifonia, subalternidade no romance Torto arado (2019), de Itamar Vieira Junior. 2023. 123 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o romance Torto arado (2019), escrito pelo brasileiro Itamar Vieira Junior, a fim de destacar as funções exercidas pelas três narradoras da obra, problematizando questões em torno da representação, da subalternidade e da polifonia. Nossa abordagem analítica está pautada, em especial, pela perspectiva temática dos Estudos Culturais, tendo como foco os estudos da subalternidadesobos pontos de vista de Hall, Mignolo, Rodriguez, Spivak, entre outros autores, buscando compreender o nível de consciência ou como sujeito subalternizado está representado pelas vozes delineadas no romance. Assim, valemo-nos de análises intertextuais, partindo do pressuposto de que, por mais que o romance concentre em si questões sociais, a obra literária é um mundo. Por fim, nossa perspectiva metodológica está vinculada às das correntes críticas, em especial, à da crítica imanente e à sociocrítica, destacando, sobretudo,o conceito de polifonia de Bakhtin, em vista de compreendero desenrolar narrativo por meio das configurações emitidas pelas três vozes presentes no discurso do livro em tela, bem como pelas questões do dialogismo, da inconclusão e da carnavalização, aspectos pertinentes à polifonia baktiniana. Espera-se com esta pesquisa demonstrar as concepções subalternas presentes no objeto de estudo, bem como o fluxo de consciência por meio do coral de vozes que regem o universo narrativo, no qual as personagens identificam seu status social e passam a atuar ativamente para modificá-lo.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5086
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Versao final Dissertacao - Rosane Pontes Silva.pdf1,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.