Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5119
Título: Diálogos e reflexões sobre a ludopedagogia na formação docente: perspectivas a partir do desenvolvimento biopsicossocial emocional na infância
Autor(es): Souza, Jane Lúcia Ferreira de
Palavras-chave: Ludopedagogia
Desenvolvimento da criança
Brinquedo
Estratégias para ensinar-aprender
Brincadeira e jogos infantis
Data do documento: 2023
Citação: SOUZA, Jane Lúcia Ferreira de. Diálogos e reflexões sobre a ludopedagogia na formação docente: perspectivas a partir do desenvolvimento biopsicossocial emocional na infância. 2023. 99 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Educação) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.
Resumo: Este trabalho propõe uma análise acerca da integração da ludopedagogia na formação docente, destacando sua relevância na promoção do desenvolvimento biopsicossocial e emocional na infância. Considerando a complexidade do processo de formação de professores e a importância crucial do ambiente lúdico no desenvolvimento infantil, objetiva-se estabelecer diálogos críticos e reflexões que transcendam a mera aplicação de jogos e brincadeiras, mas atividades ludopedagógicas como uma abordagem didática capaz de potencializar o ensino e o aprendizado. Recorreu-se, portanto, a teóricos como Berger e Luckmann (1985); Borges e Pinto (2002); Gabler e Maia (2002); Menezes e Amaral (2014); Tardif (2014); Vigotski (1995), Wajskop (2012) que, por meio da combinação de elementos qualitativos e quantitativos se obteve uma compreensão mais alargada, completa e holística do fenômeno estudado. De maneira que pudéssemos reconhecer a importância da ludopedagogia na formação docente, não apenas como uma estratégia didático-pedagógica, mas como uma abordagem que transcende a sala de aula, redesenhando o modo como os educandos aprendem por meio dos jogos, dos brinquedos, das brincadeiras, percebendo e respondendo ao desenvolvimento biopsicossocial e emocional das crianças. Ao compreender a ludopedagogia como um caminho para promover o aprendizado significativo, a autonomia e o desenvolvimento integral dos educandos, os educadores podem se tornar agentes de transformação na construção de experiências educativas mais ricas, prazerosas e contextualizadas, capazes de moldar o futuro das gerações que hão de vir.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5119
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JANE LÚCIA FERREIRA DE SOUZA SILVA dissertação.pdf1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.