Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5163
Título: Escrita alfabético-ortográfica: desafios pedagógicos nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): SOUZA, Ludenir Gomes Movi de
ALMEIDA, Naídes de Lima
Palavras-chave: Alfabetização
Sistema alfabético-ortográfico
Ensino de ortografia
Data do documento: 2024
Citação: SOUZA, Ludenir Gomes Movi de, ALMEIDA, Naídes de Lima. Escrita alfabético-ortográfica: desafios pedagógicos nos anos iniciais do ensino fundamental.2024. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2024
Resumo: Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre a escrita alfabético-ortográfica, discorrendo sobre os desafios pedagógicos nos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa foi norteada pela seguinte problematização: de que forma o professor pode lidar com os principais desafios pedagógicos no tocante ao ensino da ortografia? Diante de tal problemática, estabelece-se como objetivo geral: entender os principais aspectos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem do sistema ortográfico-alfabético. Este objetivo geral, será atingido mediante objetivos específicos, a saber: a) estabelecer relação entre alfabetização e a apropriação do sistema ortográfico-alfabético; b) sistematizar as principais dificuldades ortográficas que desafiam o processo de ensino-aprendizagem; e c) conhecer uma proposta metodológica e pedagógica para trabalhar com as diferentes questões ortográficas. O estudo do tema é relevante, uma vez que a ortografia é um elemento que deve ser contemplado por quem escreve, pois faz parte da norma-padrão estabelecida na sociedade – o que exige do professor compreensão do respectivo processo de ensinoaprendizagem. A pesquisa do tipo bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa, foi desenvolvida a partir da utilização dos seguintes autores: Brasil (2017, 2001), Soares (2016, 2012), Morais (2000), Savage (2015) e outros. Como resultado, fica evidenciado que o professor precisa compreender a natureza arbitrária da escrita, considerando que o sistema ortográfico-alfabético da língua portuguesa envolve regularidades e irregularidades, o que exige do aluno muito mais do que memorização, e sim compreensão da forma convencional pela qual as palavras são escritas.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5163
Aparece nas coleções:DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_ARTIGO LUDENIR E NÁIDES_VERSÃO FINAL_RI UNIR.pdf973,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.