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Título: O estado da arte da competência em informação no âmbito da biblioteca escolar na Brapci
Autor(es): Lacerda, Shirley Ribeiro de
Palavras-chave: Competência em informação
Biblioteca escolar
Tecnologia da informação - Comunicação
Data do documento: 2024
Citação: LACERDA. Shirley Ribeiro de. O estado da arte da competência em informação no âmbito da biblioteca escolar na Brapci. 2024. 59 f. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2024.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo estabelecer o estado da arte das pesquisas sobre competência em informação no âmbito da biblioteca escolar. Mas especificamente, o trabalho objetivou em caracterizar o ambiente da biblioteca escolar, indicando sua centralidade na promoção da competência em informação; levantar e analisar as pesquisas sobre competência em informação aplicada à biblioteca escolar e estabelecer as categorias de análise e sintetizar a literatura sobre a competência em informação. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de materiais já publicados, é exploratória e de abordagem qualitativa, configura-se como básica é de método dedutivo. Os dados foram obtidos na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (Brapci). Os resultados evidenciaram na categoria sobre programas, que o ponto convergente é a necessidade de integração entre bibliotecários e professores, para que os projetos possam ser realizados e ter sucesso. Sobre o papel do bibliotecário, a capacitação em tecnologia, formação e atuação pedagógica, a mediação no uso da informação e da tecnologia e a competência midiática ou Alfabetização Midiática e Informacional (AMI) são as funções mais destacadas. Nas ações de CoInfo, encontramos os principais objetivos para o público usuário, a saber: o incentivo da leitura; a formação do público infantil na CoInfo; mediação da pesquisa orientada; aprendizado ao longo da vida; formação de usuários em tecnologias; educação de qualidade; democratização da informação; combate à desinformação. Em conclusão, foi evidenciada a importância do processo da competência em informação no ambiente da escola. O estudo trouxe uma contribuição para direcionar a atuação do bibliotecário escolar nesse novo paradigma informacional.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5177
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