Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5185
Title: | Um sopro de vida, de Clarice Lispector: do conceito teórico à prática da autoficção e dos biografemas |
Authors: | Melo, Alexandro Maicon Coelho |
Keywords: | Clarice Lispector Ficcionalização Autoficção |
Issue Date: | 2023 |
Citation: | MELO, Alexandro Maicon Coelho. Um sopro de vida, de Clarice Lispector: do conceito teórico à prática da autoficção e dos biografemas. 2023. 79 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Estudos Literários) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023. |
Abstract: | Este trabalho nasceu da recorrente questão de Clarice Lispector nos termos da teoria da autoficção se inserir em nos meandros da narrativa, demarcando a presentificação da autora no corpo da escrita. Propõe-se, aqui, desvendar o processo da autoficcionalização de sua escrita, mediante as marcas da presença da autora no construto estético. O corpus de investigação está centrado no seu último romance, Um Sopro de vida, produzido entre 1974-1977 e publicado após sua morte. Metodologicamente o texto está construído a partir de uma análise crítica-reflexiva, pelo viés teórico: de Caroline de Almeida Delgado, que em 2015 propõe o estudo da autoficção enquanto gênero; de Sabrina Perpétuo Ferreira (2014) que investiga e produz um estudo sobre o biografema; de Danielle Pedrassoli dos Santos Rosa (2018) que em seu estudo trata sobre a presença ficcionalizada da autora em seus textos, além disso destacamos as contribuições crucias de Suzana de Sá Klôh (2009) sobre o narrar-se; conjuntamente aos estudos dos biógrafos Nádia Battella Gotlib (2009) e Benjamin Moser (2009) nos quais os dois biógrafos expõem a temática do processo de duplicação da figura da autora, o mascaramento, e figuração dos biografemas. Para os estudos da autoficcão, embasámonos nas teorias chaves de Anna Faedrich (2014) com sua tese Autoficções. Nossa hipótese é a de que Clarice Lispector, por meio de suas criações, se insere em seu texto, ora como autora, ora como personagem, usando o disfarce como uso estratégico da máscara autoficcional e o tendo como processo basilar de suas temáticas recorrentes o processo reflexivo e metalinguístico de sua escrita. Os recursos utilizados por Clarice Lispector, segundo a teorização da autoficção e os biografemas, valoram o tom intimista e confessional de seu fazer literário, revelando uma escrita da obra de forma agônica e de resistência. A pesquisa se faz somar aos estudos de outros pesquisadores, proporcionando subsídios teóricos e práticos sobre as interfaces do universo clariciano, ao permitir um novo olhar para a sua vasta fortuna crítica. |
URI: | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5185 |
Appears in Collections: | Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (Dissertações) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
VERSAO_FINAL_OFICIAL.pdf | 867,96 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.