Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5204
Título: | Ludicidade: a melhor forma de aprender brincando nos anos iniciais |
Autor(es): | Chamarros, Maria Helena Ihoninia Santos, Cristiane Vonilha dos |
Palavras-chave: | Criança Ludicidade Revisão integrativa |
Data do documento: | 25-Abr-2024 |
Citação: | CHAMARROS, Maria Helena Ihoninia, SANTOS, Vonilha dos. Ludicidade: a melhor forma de aprender brincando nos anos iniciais. 2024. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2024. |
Resumo: | A Ludicidade costuma ser associada predominantemente às atividades infantis. No entanto, se apresenta como uma importante ferramenta para a aprendizagem, principalmente, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Assim, este estudo tem o objetivo de compreender a interação da Ludicidade na aprendizagem nos anos iniciais do ensino Fundamental. Para tanto, foi realizada uma revisão integrativa de Literatura que destacou a importância da Ludicidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Constatou-se que, diversos estudos ressaltam sua contribuição para o processo de ensino e aprendizagem, evidenciando como os jogos e brincadeiras pode ser uma ponte entre o prazer e o conhecimento. Diante disso, é fundamental repensar as práticas educativas, inserindo metodologias inovadoras e garantir a equidade de gênero na abordagem pedagógica. Os resultados da pesquisa evidenciaram que, uso estratégico da Ludicidade como recurso didático pode não apenas engajar os alunos no processo de aprendizagem, mas também contribuir para um desenvolvimento cognitivo, criativo e social. |
URI: | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5204 |
Aparece nas coleções: | DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LUDICIDADE A MELHOR FORMA DE APRENDER BRINCANDO NOS ANOS INICIAIS.pdf | 730,95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.