Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5204
Title: | Ludicidade: a melhor forma de aprender brincando nos anos iniciais |
Authors: | Chamarros, Maria Helena Ihoninia Santos, Cristiane Vonilha dos |
Keywords: | Criança Ludicidade Revisão integrativa |
Issue Date: | 25-Apr-2024 |
Citation: | CHAMARROS, Maria Helena Ihoninia, SANTOS, Vonilha dos. Ludicidade: a melhor forma de aprender brincando nos anos iniciais. 2024. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2024. |
Abstract: | A Ludicidade costuma ser associada predominantemente às atividades infantis. No entanto, se apresenta como uma importante ferramenta para a aprendizagem, principalmente, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Assim, este estudo tem o objetivo de compreender a interação da Ludicidade na aprendizagem nos anos iniciais do ensino Fundamental. Para tanto, foi realizada uma revisão integrativa de Literatura que destacou a importância da Ludicidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Constatou-se que, diversos estudos ressaltam sua contribuição para o processo de ensino e aprendizagem, evidenciando como os jogos e brincadeiras pode ser uma ponte entre o prazer e o conhecimento. Diante disso, é fundamental repensar as práticas educativas, inserindo metodologias inovadoras e garantir a equidade de gênero na abordagem pedagógica. Os resultados da pesquisa evidenciaram que, uso estratégico da Ludicidade como recurso didático pode não apenas engajar os alunos no processo de aprendizagem, mas também contribuir para um desenvolvimento cognitivo, criativo e social. |
URI: | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5204 |
Appears in Collections: | DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LUDICIDADE A MELHOR FORMA DE APRENDER BRINCANDO NOS ANOS INICIAIS.pdf | 730,95 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.