Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5210
Título: Plano de aula baseado no desenho universal para a aprendizagem: um foco na inclusão dos alunos com Transtorno do Espectro Autista
Autor(es): 
Souza, Queila Rodrigues de
Palavras-chave: Educação inclusiva
Transtorno do Espectro Autista
Plano de aula
Desenho Universal para a Aprendizagem
Data do documento: 2024
Citação: SOUZA, Queila Rodrigues de. Plano de aula baseado no desenho universal para a aprendizagem: um foco na inclusão dos alunos com Transtorno do Espectro Autista. 2024. 64 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2024..
Resumo: Este trabalho tem como tema o plano de aula baseado no Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) no processo de inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A relevância desta pesquisa reside na necessidade de promover a igualdade de oportunidades e o acesso ao ensino de qualidade para todos os estudantes, incluindo aqueles com TEA, na busca por uma educação inclusiva. A pesquisa parte do seguinte problema de p esquisa: D e que maneira o plano de aula baseado no Desenho Universal para a aprendizagem pode contribuir no processo de inclusão de aluno com Transtorno do Espectro Autista? Para tanto, tem como objetivo central avaliar os aspectos do plano de aula subsidiado pelo DUA direcionado ao processo do aluno com TEA. Utiliza como método a pesquisa de desenvolvimento, tendo como participante uma docenteda educaçãoinfantil de uma escola municipal de Ariquemes / RO. Como instrumentos de coleta de dados, foram empregados: observação, entrevistas e planos de aulas interpretados a partir da análise de conteúdo. Como principais resultados e discussão, verifica-se que o DUA é uma abordagem curricular que auxilia na análise, bem como, na elaboração de planos de aula na perspectiva inclusiva. Verificou-se que, mesmo não conhecendo o DUA, a docente participante quando agregou em sua aula múltiplas formas de apresentação do conteúdo, diferentes formas de expressão da aprendizagem e possibilitou estratégias de participação favoreceu a i nclusão do aluno com TEA sua inclusão durante as aulas. Percebe-se que a abordagem do DUA auxiliou a analisar e a desenvolver um plano de aula com o uso de estratégias inclusivas em sala de aula a partir do reconhecimento das necessidades de aprendizagem do aluno com TEA. Espera-se que este estudo ofereça uma contribuição ao campo da educação inclusiva, destacando a importância do DUA como uma ferramenta eficaz para promover a inclusão de alunos com TEA na escola.
Descrição: Monografia apresentada ao curso de Graduação em Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia – Campus Ariquemes, como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Sob a orientação da Profa. Dra. Jacqueline Lidiane de Souza Prais.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5210
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Souza, Rodrigues.pdfArquivo principal883,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.