Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5213
Título: Jogos Digitais na Educação Infantil: Uma sequência didática para alunos da escola municipal Guadalupe (Porto Velho - RO)
Autor(es): 
Ferreira, Natália Uchôa Almeida
Palavras-chave: Educação Infantil. Ensino-aprendizagem. Tecnologia Educacional. Jogos Digitais. Sequência didática.
Data do documento: 2024
Citação: FERREIRA, Natália Uchôa Almeida. Jogos Digitais na Educação Infantil: Uma sequência didática para alunos da escola municipal Guadalupe (Porto Velho - RO). 2024. 31 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2024..
Resumo: A implementação de jogos digitais na Educação Infantil tem se destacado como uma estratégia pedagógica eficaz, promovendo o engajamento e a aprendizagem significativa das crianças (Zabala, 1998). Sendo assim, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar as repercussões no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes da educação infantil na Escola Municipal a partir de uma sequência didática sobre a utilização de jogos digitais por meio do jogo da memória. Para alcançar esse objetivo, foram definidos os seguintes objetivos específicos: a) Elaborar uma sequência didática sobre jogos digitais para estudantes da educação infantil; b) Aplicar a sequência didática sobre jogos digitais para estudantes da educação infantil da Escola Municipal Guadalupe, localizada na Zona Norte de Porto Velho e; c) Analisar as repercussões da aplicação da sequência didática sobre a utilização de jogos digitais. Para isso, a atividade foi desenvolvida durante o mês de março de 2024. Os jogos digitais foram inseridos como parte de um processo pedagógico estruturado, alinhado aos objetivos de aprendizagem estabelecidos para os alunos da Educação Infantil. Isso implica na seleção criteriosa dos jogos, levando em consideração não apenas a adequação ao conteúdo curricular, mas também a capacidade de estimular o raciocínio lógico, a criatividade, a colaboração e a resolução de problemas. A experiência de aplicar uma sequência didática com jogos digitais na Educação Infantil na Escola Municipal Guadalupe revelou a importância da integração das tecnologias na prática pedagógica, evidenciando os benefícios para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças, bem como para a promoção de um ambiente educacional mais dinâmico, inclusivo e motivador.
Descrição: Monografia apresentada ao curso de Graduação em Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia – Campus Ariquemes, como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Sob a orientação do Prof. Dr. Guilherme MendesTomaz dos Santos.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5213
Aparece nas coleções:Pedagogia (Monografias) - PVH

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Natalia_finalizado_assinado FINAL.pdf729,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.