Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5216
Título: Uma leitura cultural e integracionista da política linguística do estado brasileiro para a língua espanhola
Autor(es): Santos, Michele Sarmento dos
Palavras-chave: Política linguística
MERCOSUL
Cultura
Integração latino-americana
Língua Espanhola
Data do documento: 2023
Citação: SANTOS, Michele Sarmento dos. Uma leitura cultural e integracionista da política linguística do estado brasileiro para a língua espanhola. 28 f. Artigo Científico (Graduação em Letras Espanhol) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.
Resumo: RESUMO: Apresenta-se análise relacionada à língua espanhola, excluída dos currículos das escolas brasileiras, em conexão com a resposta legislativa de alguns estados brasileiros. A política linguística do estado brasileiro para a língua espanhola pode ser sustentada juridicamente pelo parágrafo único, do Artigo 4.º, da Constituição Federal. O argumento político-jurídico está na política de integração estabelecida no Tratado de Assunção e em seus demais documentos. Seguiuse Calvet para a conceituação de política linguística; Coelho para a compreensão do tema da política cultural; Ponte Iglesias e Martínez Puñal no estudo do processo de integração mercosulino. Raffestin trouxe a compreensão da linguagem como meios para mediatizar relações políticas. Empregou-se o método hipotético-dedutivo, com aplicação da Filologia Política (Rocha). A pesquisa bibliográfica demonstrou a prevalência da vontade política a favor da oferta da língua espanholas. O Brasil necessita ter uma política linguística com base integracionista para a língua espanhola tal como existia antes a favor do ensino de espanhol como língua obrigatória, em consonância com as políticas de integração e com base na Constituição Federal.
Descrição: Quero manifestar o nosso agradecimento pela coorientação do Professor Dr. Júlio César Barreto Rocha, e pela orientação no projeto do PIBIC (Linguagem e Argumentação na Lógica da Hipermodernidade) durante os ciclos 2021 a 2023. O aprendizado adquirido sob a sua orientação ajudou a consolidar método e objeto desta pesquisa.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5216
Aparece nas coleções:Letras Espanhol (TCC's)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UMA LEITURA CULTURAL E INTEGRACIONISTA DA POLÍTICA LINGUÍSTICA.pdfARTIGOTCC462,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.