Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5224
Title: | Ensino e aprendizagem: contribuições da Teoria Histórico-Cultural para a educação escolar |
Authors: | Gonçalves, Micaelen Chuma |
Keywords: | Teoria Histórico-Cultural Educação Escolar Cultura |
Issue Date: | 2024 |
Citation: | GONÇALVES, Micaelen Chuma. Ensino e aprendizagem: contribuições da Teoria Histórico-Cultural para a educação escolar. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras), Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2024. |
Abstract: | Este artigo apresenta um estudo referente à Teoria Histórico-Cultural e educação escolar, a qual considera a instrução do ser humano visando seu deselvolvimento psíquico e social. O método utilizado foi um estudo bibliográfico, com sínteses e considerações relativas a temática. Tem como objetivo geral identificar contribuições da Teoria Histórico-Cultural para os avanços da educação escolar, apoiando-se nos seguintes objetivos específicos: apresentar os principais conceitos e pressupostos da Teoria Histórico-Cultural; considerar possibilidades de contribuição desse referencial para o processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa norteou-se pela seguinte questão: De que modo estudos relativos à Teoria Histórico-Cultural podem contribuir para o avanço da educação escolar? O referencial teórico-metodológico proposto nesse trabalho fundamenta-se no Materialismo Histórico-Dialético, conforme consideram Vigotski (2003; 2009); Duarte (2003; 2004; 2013); Prestes (2012); Pasqualini (2016), Chaves (2020), Garcia (2021), dentre outros. Com base nessas referências, entendemos que a perspectiva histórico-cultural é capaz de fundamentar proposições teórico-metodológicas para o avanço do ensino e da aprendizagem, no sentido de desenvolver os escolares em suas máximas potencialidades humanas. |
URI: | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5224 |
Appears in Collections: | DACL/GM. Graduação em Letras ( Monografias e Artigos) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_Micaelen_Banca.pdf | 410,03 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.