Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5236
Título: Impacto da pandemia de COVID-19 na saúde e prática pedagógica de professores da educação infantil
Autor(es): 
Lima, Elen
Palavras-chave: Pandemia.
COVID-19.
Professores.
Educação Infantil.
Prática Pedagógica.
Data do documento: 2024
Citação: LIMA, Elen. Impacto da pandemia de COVID-19 na saúde e prática pedagógica de professores da educação infantil. 2024. 39 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2024.
Resumo: A COVID-19 é uma doença infecciosa causada por uma família de vírus denominada coronavírus. Nesse sentido, na presente pesquisa a pergunta descrita foi: quais os impactos gerados pela pandemia de COVID-19 na prática pedagógica de professores de Educação Infantil no Brasil? Diante disso, o trabalho teve como objetivo geral produzir uma revisão integrativa a respeito das práticas pedagógicas de professores da educação infantil durante a pandemia estabelecendo comparações com este mesmo público da pesquisa realizada no último ciclo do PIBIC (2021/2022) em Ariquemes com a população local de professores dessa mesma etapa. O trabalho foi pautado a partir de uma revisão integrativa nas respectivas bases de dados, Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) utilizando critérios de inclusão e exclusão. Com base nisso, os resultados encontrados demostraram que as alterações no trabalho docente e o isolamento social causado pela pandemia de COVID-19 tiveram efeitos prejudiciais na saúde e prática pedagógica dos professores de forma direta, trazendo problemas nas suas rotinas e em sua saúde mental e física, afetando tudo o que o docente necessita para exercer as suas práticas educacionais, ou seja, alterou completamente a trajetória do sistema educacional, pois o impacto deste período pandêmico afetou todos os responsáveis envolvidos na oferta da educação, além é claro de também os alunos de todas as etapas da educação.
Descrição: Monografia apresentada ao curso de Graduação em Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia – Campus Ariquemes, como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Sob a orientação da Prof. Dr. Fernando Sérgio Silva Barbosa
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5236
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Elen repositório.pdf815,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.