Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5254
Título: O trabalho colaborativo no processo de inclusão de estudante com transtorno do espectro autista: um estudo de caso na educação básica e na instituição especializada
Autor(es): Pereira, Elaine
Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista
Inclusão escolar
Desafios
Famílias
Profissionais
Data do documento: 2024
Citação: PEREIRA, Elaine. O trabalho colaborativo no processo de inclusão de estudante com transtorno do espectro autista: um estudo de caso na educação básica e na instituição especializada. 2024. 58 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2024.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar os desafios enfrentados pelas famílias e profissionais no processo de inclusão escolar de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A questão principal da investigação é: como tem sido desenvolvido o trabalho colaborativo entre a escola de educação básica e a instituição especializada visando o processo de inclusão de estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no município de Ariquemes? Essa questão é relevante porque o processo de inclusão escolar de crianças com TEA envolve diversos obstáculos e desafios que precisam ser compreendidos e abordados de forma adequada, a fim de garantir uma educação inclusiva e de qualidade para essas crianças. O objetivo geral foi compreender o trabalho colaborativo entre a escola e a instituição especializada no município de Ariquemes no processo de inclusão de um estudante com TEA. Para tanto, utilizou-se no método o estudo de caso sobre uma criança com TEA com a participação da mãe, da professora da classe comum e da profissional do atendimento especializado. Para a coleta de dados, empregou-se as entrevistas semiestruturadas interpretadas pela análise de conteúdo. Tem-se como principais resultados e discussão: i) a identificação dos desafios enfrentados pelas famílias, como o impacto emocional do diagnóstico, as dificuldades em lidar com os comportamentos e características específicas do TEA; ii) a necessidade de adaptação de rotinas e estratégias de comunicação, e a demanda por apoio e suporte profissional, familiar e social. Além disso, iii) os resultados apontam para os desafios enfrentados pelos profissionais, como a falta de capacitação e preparo, a ausência de recursos e estratégias adequadas, e a necessidade de uma abordagem colaborativa e interdisciplinar. Espera-se oferecer uma contribuição ao campo da educação inclusiva e ao atendimento de crianças com TEA, sensibilizando a comunidade escolar, os profissionais e as famílias sobre a importância de uma abordagem colaborativa, individualizada e centrada nas necessidades específicas dessas crianças.
Descrição: Monografia apresentada ao curso de Graduação em Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia – Campus Ariquemes, como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Sob a orientação da Profa. Dra. Jacqueline Lidiane de Souza Prais.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5254
Aparece nas coleções:BIB/ARQ.Trabalhos Apresentados em Eventos.

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC ELAINE PEREIRA 2024 versão final (1).pdf882,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.