Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5305
Título: Contribuições de ações de formação continuada, ofertadas pela Secretaria Municipal de Educação de Ji-Paraná/RO nos anos de 2021 e 2022, para a compreensão de professores sobre o ensino e a aprendizagem de Matemática na EJA
Autor(es): Crisoni, karine Alves Teixeira
Palavras-chave: Educação Matemática de Jovens e Adultos
Formação continuada de professores que ensinam Matemática
EJA.
Data do documento: 2024
Citação: CRISONI, karine Alves Teixeira. Contribuições de ações de formação continuada, ofertadas pela Secretaria Municipal de Educação de Ji-Paraná/RO nos anos de 2021 e 2022, para a compreensão de professores sobre o ensino e a aprendizagem de Matemática na EJA. 2024. 158 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Campus Ji-Paraná, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2024
Resumo: A presente pesquisa trata da formação de professores que ensinam Matemática, em especial da formação continuada no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com o objetivo de analisar as contribuições de ações de formação continuada, ofertadas pela Secretaria Municipal de Educação de Ji-Paraná/RO (SEMED/JP) nos anos de 2021 e 2022, para a compreensão de professores sobre o ensino e a aprendizagem de Matemática na EJA. A investigação foi norteada pela seguinte questão-problema: Quais as contribuições de ações de formação continuada, ofertadas pela Secretaria Municipal de Educação de Ji-Paraná/RO (SEMED/JP) nos anos de 2021 e 2022, para a compreensão de professores sobre o ensino e a aprendizagem de Matemática na EJA? Metodologicamente, trata-se de uma investigação de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa de campo, com suporte nas orientações de Bogdan e Biklen (1994), Fiorentini e Lorenzato (2012) e Lüdke e André (2018). Como instrumentos de produção de dados, foram utilizados questionário de caracterização, entrevista semiestruturada e análise documental. Participaram do estudo seis professores que lecionam Matemática na EJA, pertencentes ao quadro efetivo da SEMED/JP e que participaram da referida formação. Como aporte teórico, foram utilizados estudos de autores que tratam sobre a EJA (Gadotti, 2013; Haddad; Di Pierro, 2000; Soares, 2002), Educação Matemática na EJA (Fonseca, 2012; Ribeiro, 2007, 2014; Carvalho, 1995) e formação docente (Nóvoa, 1991, 2002; Imbernón, 2009, 2010, 2011; Candau, 1996, 2003; Galindo; Inforsato, 2007; 2016), entre outros. Os resultadosindicam que a formação continuada analisada contribuiu com o processo de formação e atuação docente quanto ao ensino de Matemática, ainda que esse aspecto não tivesse sido seu objeto específico. Observou-se, ainda, que tal formação continuada colaborou para que os professores que ensinam Matemática desenvolvessem melhor compreensão sobre quem é o público da EJA, suas especificidades e necessidades, bem como sobre a própria identidade do professor da EJA. Além disso, a formação contribuiu para o melhor desenvolvimento da ação docente em Matemática na EJA, refletindo novos olhares a respeito da formação continuada de professores.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de PósGraduação em Educação Matemática (PPGEM), da Universidade Federal Rondônia (UNIR), como parte dos requisitos para a obtenção do título de Mestre em Educação Matemática, sob a orientação do Prof. Dr. Emerson da Silva Ribeiro.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5305
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO_KARINE_Versao_Final.pdfDissertação2,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.