Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5310
Título: Desafios no processo de ensino aprendizagem de crianças com deficiência intelectual nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Silva, Rosilene Muniz
Palavras-chave: Educação Inclusiva
Formação de Professores
Deficiência Intelectual
Data do documento: 2023
Citação: SILVA, Rosilene Muniz. Desafios no processo de ensino aprendizagem de crianças com deficiência intelectual nos anos iniciais do ensino fundamental. 2023. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Campus Ji-Paraná, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2023
Resumo: A inclusão social da pessoa com deficiência no contexto educacional parece ser ainda um grande desafio para as escolas. O presente artigo tem como objetivo geral compreender como se dá a inclusão de crianças com deficiência intelectual nos anos iniciais do Ensino Fundamental na rede municipal, em uma escola em Ji -Paraná/RO. E como objetivos específicos: identificar a função da gestão escolar frente a inclusão; verificar a atuação dos profissionais que trabalham em sala de aula, na sala de AEE (Atendimento Educacional Especializado) e dos cuidadores e verificar ainda o que a escola descreve sobre o atendimento dos alunos com deficiência em seus documentos legais e pedagógicos, analisar os espaços físicos específicos para as alunos com deficiência intelectual e as adaptações feitas para o recebimento desses alunos. Trata-se de uma pesquisa de campo, de observação não participante, de abordagem qualitativa, realizada com duas professoras e uma cuidadora escolar. Os dados foram produzidos a partir da aplicação de questionários semiestruturados e investigados considerando a análise de conteúdo na perspectiva de Gil (2008). Os resultados da pesquisa, apontam que embora a educação seja um direito de todos regulamentado por lei, a inclusão do aluno com deficiência caminha em passos lentos e ainda há muito o que se fazer para alcançar os objetivos previstos na constituição. Torna-se fundamental analisar as referidas considerações, haja visto que esta modalidade de ensino tem um papel importante na construção da sociedade.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentada à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Ji-Paraná/RO, Departamento de Ciências Humanas e Sociais, como requisito avaliativo de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia, sob orientação da Profa. Dra. Rosiane Ribas de Souza Eler.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5310
Aparece nas coleções:Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Rosilene_Muniz_da_Silva.pdfTrabalho de Conclusão de Curso493,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.