Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5371
Título: Políticas de Educação Ambiental no ensino médio estadual de Rondônia: um estudo em escolas públicas de Porto Velho
Autor(es): Souza, Cleonice Ferreira de
Palavras-chave: Educação
Políticas Públicas
Data do documento: 2024
Citação: SOUZA, Cleonice Ferreira de. Políticas de Educação Ambiental no ensino médio estadual de Rondônia: um estudo em escolas públicas de Porto Velho. 2024. 139f. Dissertação (Mestrado). Pós-Graduação em Educação. Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2024.
Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar o desenvolvimento da Política Estadual de Educação Ambiental - PEEA-RO (Lei 4.611/2019), nas escolas estaduais de ensino médio em Porto Velho, Rondônia: Brasília, Murilo Braga, Professor Eduardo Lima e Silva, Carmela Dutra e Juscelino Kubitschek. A investigação abrange também as políticas públicas de Educação Ambiental em nível nacional e estadual (Rondônia), verificando se as escolas investigadas alinham a prática de Educação Ambiental ao que é recomendado pelo Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA) e pelas Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Ambiental (DCNEA). A metodologia adotada foi a pesquisa teórico-descritiva qualitativa, conforme proposto por Bardin (1977), utilizando com foco na Educação Ambiental Crítica. Os procedimentos da coleta de dados incluíram a revisão bibliográfica, entrevistas, interpretação dos dados, e análise documental. Participaram das entrevistas oito professores e oito gestores. A análise e interpretação dos dados foi conduzida através da Análise Textual Discursiva (ATD), englobando descrição, interpretação e argumentação, resultando em oito categorias: (1) A Concepção dos professores sobre a Educação Ambiental; (2) Conhecimento sobre a PEEA-RO, (Lei 4.611/2019) e o alinhamento da prática de Educação Ambiental nas escolas pesquisadas com o ProNEA e as DCNEA; (3) Iniciativas e projetos de Educação Ambiental conduzidos pelos professores; (4) Desafios e fragilidades na prática de Educação Ambiental pelos professores; (5) A abordagem dos gestores sobre a Educação Ambiental; (6) Abordagem dos gestores sobre a PEEA-RO, (Lei 4.611/2019); (7) Avaliação dos gestores sobre a prática de Educação Ambiental no ensino médio estadual, à luz do ProNEA e DCNEA e; (8) Potencialidades e fragilidades no processo de implantação da Política Estadual de Educação Ambiental, (Lei 4.611/2019), segundo os gestores. Os resultados indicam que a pesquisa ofereceu uma visão abrangente da realidade das escolas estaduais de ensino médio em Rondônia, ressaltando que tanto as diretrizes nacionais quanto a Política Estadual de Educação Ambiental ainda não foram totalmente implementadas no ensino escolar. É crucial harmonizar a PEEA-RO, (Lei 4.611/2019), com as diretrizes e programas nacionais, (ProNEA e as DCNEA), buscando fomentar a transversalidade e a interdisciplinaridade em todas as disciplinas. Este alinhamento destaca um potencial ainda não plenamente explorado em sua dimensão institucional, demandando uma abordagem crítica que dissemine conhecimentos, atitudes e valores políticos, sociais e históricos. Essa postura, oposta à hegemonia, pode instigar novas perspectivas e práticas sociais, capacitando indivíduos para uma ação transformadora e responsável em relação ao ambiente.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5371
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO MÉDIO ESTADUAL DE RONDÔNIA.pdf4,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.