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https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5404
Título: | Os saberes docentes no estágio supervisionado na formação de professores de ciências biológicas: um estudo na região de fronteira Brasil-Bolívia |
Autor(es): | Barroso, Gigliane Raquel Perez |
Palavras-chave: | Profissionalização do Ensino Estágio Curricular Supervisionado Saberes Docentes Ciências Biológicas Fronteira Brasil-Bolívia |
Data do documento: | 26-Jun-2024 |
Citação: | BARROSO, Gigliane Raquel Perez. Os saberes docentes no estágio supervisionado na formação de professores de ciências biológicas: um estudo na região de fronteira Brasil-Bolívia. 2024. 137f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-gradução em Educação, Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2024. |
Resumo: | Esta pesquisa aborda sobre Estágio Supervisionado (ES), enquanto componente curricular obrigatório nos cursos formação inicial de professores, momento importante para a construção, aperfeiçoamento e mobilização de saberes essenciais ao exercício da profissão docente. A questão norteadora foi: Como ocorre o processo de mobilização de saberes para a aprendizagem da prática docente nos estágios supervisionados no curso de licenciatura em ciências biológicas na região de fronteira Brasil-Bolívia? Objetivou-se compreender como ocorre a mobilização de saberes no processo de aprendizagem da prática profissional no ES no curso de licenciatura em Ciências Biológicas, na Região de fronteira Brasil-Bolívia. Especificamente, buscouse: a) mapear a produção primária do conhecimento (teses e dissertações) sobre os saberes docentes no ES na formação do professor de Ciências Biológicas; b) descrever como está estruturado e organizado o ES no documento norteador (PPC) e nas práticas de ensino do curso pesquisado; c) caracterizar os saberes mobilizados nas práticas de ensino no ES; e d) identificar os elementos que contribuem para o processo de aprendizagem da prática profissional no estágio. Além da legislação pertinente, a pesquisa ancorou-se em Saviani (2009); Freire (2011); Pimenta e Lima (2012); Gauthier et al (2013); Almeida e Pimenta (2014); Nóvoa (2019; 2017); Gatti (2019, 2020); Carvalho Filho e Brasileiro (2020), Tardif (2022), entre outros. Metodologicamente, a investigação foi do tipo exploratória/descritiva (Gil, 2010), de abordagem qualitativa (Bogdan; Biklen, 2004), realizada no curso de Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, campus de Guajará-Mirim, na região de fronteira Brasil-Bolívia. As técnicas e procedimentos de coletas de dados foram: fonte documental (PPC); questionário semiestruturado aplicado a 12 estagiários e entrevista realizada com quatro professores orientadores de ES. Os dados foram submetidos à análise temática (Patton, 2002), a partir de três eixos: i) dinâmicas organizacionais do ES; ii) saberes docentes no ES; iii) contribuição do ES para a formação profissional. Os resultados apontaram alguns problemas durante o desenvolvimento do ES, dentre os quais destacam-se: a ausência de acompanhamento in loco dos estagiários pelo professor orientador; a insuficiência do tempo para realizar o estágio; a invisibilidade do estagiário; ênfase em ações burocráticas; ausência de maior integração entre os atores envolvidos nos estágios e a fragilidades na integração entre os conteúdos específicos e didáticos. Estes fatores podem impactar na dificuldade de mobilização dos saberes e no desenvolvimento da autonomia e no fazer da atividade profissional do futuro docente. Diante disso, torna-se necessário que o ES seja concebido como lócus/tempo de reflexão, em que os estagiários possam desconstruir expectativas e construir a sua identidade profissional a partir do contato direto com a realidade escolar e com o suporte dos professores supervisores das escolas. |
URI: | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5404 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações) |
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