Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1168
Title: Propaganda e promoção de vendas: estudo na empresa Rainha dos Aviamentos no município de Cacoal-RO
Authors: Oliveira, Michell Lima de
Keywords: Propaganda
Promoção de vendas
Marketing
Micro - Pequena empresa
Issue Date: 7-Dec-2011
Citation: OLIVEIRA, Michell Lima de. Propaganda e promoção de vendas: estudo na empresa Rainha dos Aviamentos no município de Cacoal-RO. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2011.
Abstract: A pesquisa tem como objetivo identificar alternativas para que a empresa Rainha dos Aviamentos possa propagar e promover a empresa e produtos de forma qualificada e com um custo baixo. O ramo de aviamentos na cidade de Cacoal é um segmento em que não há uma concorrência declarada entre as empresas atuantes neste ramo, logo, tem grande oportunidade de expansão de mercado para aqueles que souberem usar as ferramentas de marketing de propaganda e promoção de vendas. Utilizou-se a pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa e método dedutivo com estudo na empresa Rainha dos Aviamentos. As técnicas de coletas de dados utilizadas foram a pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo com aplicação de questionário e entrevista semi-estruturada. Participaram da pesquisa 179 clientes selecionados aleatoriamente, com uma margem de erro de 5% e entrevistou-se o proprietário da empresa. Os resultados apontaram algumas formas aleatórias de se propagar e promover a empresa sem demasiados custos, sendo que, a qualidade no atendimento ao público e a divulgação do ponto de venda são opções alternativas a serem consideradas, pois, um bom atendimento encanta o cliente fazendo com que o mesmo divulgue a empresa aos futuros clientes e, o ponto de venda, quando evidenciado, atinge o público, que até então, não obtivera quaisquer conhecimento da existência da loja. Sugere-se investimentos no ponto de venda, dando a divulgação necessária tanto no ambiente interno, expondo os produtos à vista do cliente e evidenciando promoções internamente com cartazes; quanto no ambiente externo, confeccionando artigos impressos e/ou divulgando na rádio e televisão, pois, grande parcela do público alvo utiliza e recomenda algum destes três meios de comunicação. Sugere-se também a melhoria e ênfase contínua focada na atenção ao cliente.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientadora: Prof.ª M.ª Simone Marçal Quintino
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1168
Appears in Collections:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools