Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/401
Título: Do conflito de competência para julgar crimes que envolvem indígenas
Autor(es): Matos, Elson Rodrigues de
Palavras-chave: Direito indígena
Conflito
Crime
Competência
Data do documento: 8-Jul-2015
Citação: MATOS, Elson Rodrigues de. Do conflito de competência para julgar crimes que envolvem indígenas. 2015. 63 f. Monografia (Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2015.
Resumo: Este trabalho visa elucidar uma questão recorrente nos tribunais de justiça de nosso país, o conflito de competência para julgar crimes que envolvem indígenas, em que configure como autor o como vítima. De início discute-se a questão indígena no Brasil atual, abordando o direito positivado inerente a esses povos - trazidos na Constituição Federal, código civil, processual civil, código penal, código processual penal, Estatuto do Índio (lei 6001/73), convenção 169 da organização internacional do trabalho, recepcionada no ordenamento jurídico brasileiro por meio do decreto n. 5051/04 - e ainda, a (im)putabilidade dos indígenas, um mito no imaginário popular. Faz-se uma abordagem a cerca da capacidade processual dos indígenas e suas comunidades, de sua capacidade civil e a tutela do Estado, e um breve histórico da evolução dos direitos desses povos. Em seguida traz, como necessário, a definição de jurisdição e competência e dos conflitos que surgem na sua determinação. E por fim, passa a discutir a competência para julgar o indígena, como o tema é tratado nas leis vigentes em nosso país, a discussão doutrinária e jurisprudencial a cerca do tema.
Descrição: Trabalho de Conclusão apresentado ao curso de Direito da Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR – Campus professor Francisco Gonçalves Quiles - Cacoal, como requisito parcial de avaliação da disciplina de Monografia II, sob a orientação do Professor Me. Afonso Maria das Chagas.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/401
Aparece nas coleções:DAD/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELSON RODRIGUES DE MATOS.pdf346,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador