Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4771
Título: O Estado de coisas inconstitucional do sistema prisional brasileiro: uma análise do efeito material de desencarceramento da decisão do Supremo Tribunal Federal na ADPF 347
Autor(es): Feitosa, João Paulo Augusto.
Palavras-chave: Estado de coisas inconstitucional
Sistema prisional
Superlotação
Desencarceramento
Data do documento: 20-Dez-2022
Resumo: É notório a importância do sistema prisional para a sociedade, haja vista que o cumprimento de sua função social resulta na ressocialização do apenado, contudo, essa função social não vem sendo cumprida corretamente, para tanto o Supremo Tribunal Federal reconheceu o Estado de Coisas Inconstitucional do sistema prisional em setembro de 2015, por meio da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental nº 347, impondo medidas cautelares que podem ser tidas como desencarceradoras. Posto isso, o que se questiona é se estas medidas tiveram o efeito material de desencarceramento. Pois com a diminuição da superlotação poderia melhorar a capacidade do sistema de ressocializar o reeducando, possibilitando que este retorne a sociedade e não volte para o sistema novamente. Para chegar-se a resposta desta problemática foi utilizado o método hipotético-dedutivo, o procedimento técnico utilizado foi o a pesquisa bibliográfica, por meio de matérias já publicado e levantamentos de dados estatísticos sobre o tema.
Descrição: Monografia apresentada à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR – Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles – Cacoal, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Direito, elaborada sob a orientação do Professor Esp. Jônathas Siviero.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4771
Aparece nas coleções:DAD/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOAO_PAULO_AUGUSTO_FEITOSA.pdf1,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador