Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/764
Título: Incongruências do Decreto de perda de todos os dias do período em gozo de livramento condicional frente ao cometimento de novo crime
Autor(es): Silva, Noel Ferreira da
Palavras-chave: Direito penal
Condicional
Violação
Crime
Data do documento: 2015
Citação: SILVA, Noel Ferreira da. Incongruências do Decreto de perda de todos os dias do período em gozo de livramento condicional frente ao cometimento de novo crime. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2015.
Resumo: O livramento condicional é a concessão da liberdade provisória ao reeducando no curso do cumprimento da pena privativa de liberdade no âmbito da execução penal. E a desconsideração de todo o período de prova em decorrência de prática de novo crime com fundamento no art. 88 do Código Penal Brasileiro e 142 da Lei de Execução Penal é medida extremamente gravosa, pois incidem sobre os maiores bens providos de tutela jurídica, quais sejam: a vida e a liberdade do homem. O desprezo integral do período, sem qualquer parâmetro de proporcionalidade, produz efeitos práticos danosos no cálculo de pena. Ademais, tal medida viola os princípios constitucionais da ampla defesa, do contraditório, da não presunção de culpabilidade e da legalidade sob o viés do princípio da proporcionalidade. Por serem tais dispositivos prescritos antes da promulgação da Constituição Federal de 1988, entende-se que não foram recepcionados pela ordem Constitucional vigente, considerando os princípios processuais e materiais nela consagrados visando adoção de políticas públicas de ressocialização, individualização da pena e de respeito a dignidade da pessoa humana.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Direito. Orientador: Prof. M.e Afonso Maria das Chagas
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/764
Aparece nas coleções:DAD/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC NOEL.pdf3,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador