Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3082
Title: Políticas de formação continuada em Humaitá - AM: O PNAIC numa visão político-pedagógica
Authors: Trindade, Izoni de Souza
Keywords: Políticas públicas educacionais
Formação continuada de professores
Pedagogias hegemônicas
Issue Date: 2020
Citation: TRINDADE, I. S. Políticas de formação continuada em Humaitá - AM: O PNAIC numa visão político-pedagógica. 2020. 189 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2020.
Abstract: O objetivo central desta pesquisa é analisar o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), sua formulação, concepções e resultados, considerando a intensificação e precarização do trabalho docente, as concepções e práticas pedagógicas e as relações de poder no âmbito da formação dos/as professores/as do município de Humaitá-AM no contexto das reformas educacionais orientadas pelos organismos internacionais. O PNAIC centrou-se na formação de professores alfabetizadores das crianças de primeiro ao terceiro anos do Ensino Fundamental. O método utilizado foi o materialismo histórico-dialético. Esse método permite a interpretação da realidade social e econômica através da forma organizativa dos homens em sociedade, pelo conhecimento da história e sua relação com o passado, presente e futuro. A utilização desse método proporciona a compreensão do interesse da reforma educacional organizada pela burguesia e as propostas educacionais do proletariado, possibilitando entender as contradições presentes na realidade. Os instrumentos de coleta de dados foram a pesquisa documental, bibliográfica e entrevistas semiestruturadas realizadas em três escolas municipais de Humaitá-AM. Esses instrumentos contribuíram para nossa compreensão do fenômeno em sua essência, aplicando as categorias básicas do método. Os sujeitos da pesquisa foram professores/professoras participantes do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e por atuarem diretamente com os alunos do primeiro ao terceiro anos do Ensino Fundamental em fase de alfabetização e a coordenadora local, por ter participado diretamente de todas as etapas da formação do PNAIC. O PNAIC manteve suas limitações por não levar em consideração uma epistemologia capaz de contribuir com a qualidade do trabalho docente. O que pudemos concluir, de acordo com a análise empreendida sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa no município de Humaitá, é que a implementação deste programa esteve articulada a uma concepção teórica hegemônica orientada pelo modelo econômico neoliberal e às pedagogias liberais pós-modernas, que, em lugar de possibilitar a apropriação de conhecimento, ocasionou apenas o treinamento dos professores para uma prática pedagógica alienada.
Description: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Educação. Orientador(a): Profa. Dra. Marilsa Miranda de Souza.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3082
Appears in Collections:PPGE/PVH - Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertao_Izoni_de_Souza_Trindade_VERSAO_FINAL.pdfArquivo Principal8,32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.