Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3133
Título: Formação docente: o olhar docente e discente nas atividades de estágio supervisionado do curso de licenciatura em química da Universidade Federal de Rondônia
Autor(es): Almeida, Márcia Gonçalves
Palavras-chave: Licenciatura em química
Estágio supervisionado
Prática pedagógica
Data do documento: 2021
Citação: ALMEIDA, M. G. Formação docente: o olhar docente e discente nas atividades de estágio supervisionado do curso de licenciatura em química da Universidade Federal de Rondônia. 2021. 110f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Educação. Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2021.
Resumo: O estágio supervisionado nos cursos de licenciatura é uma etapa da formação inicial que proporcionará aos acadêmicos de diferentes áreas do conhecimento a possibilidade de consolidar o binômio teoria-prática, bem como a vivência com a realidade cotidiana da sua futura área profissional, com toda a complexidade inerente às condições de trabalho nas escolas públicas. Considerando a importância de tal vivência, a questão que norteou esta pesquisa foi: como o curso de licenciatura em química da Universidade Federal de Rondônia garante a necessária articulação entre teoria e prática no estágio supervisionado? Coerente com tal questionamento, o objetivo geral foi analisar como o curso de licenciatura em química da Universidade Federal de Rondônia garante a necessária articulação entre teoria e prática no estágio supervisionado. Quanto ao aspecto metodológico, esta pesquisa é do tipo descritivo, de abordagem qualitativa, realizada no período de 09 a 23 de março de 2020. Os dados foram obtidos por meio de uma entrevista realizada com 10 egressos e uma professora da disciplina de prática de ensino do curso de licenciatura em química da UNIR - campus de Porto Velho e organizados em dez categorias de análise criadas a priori, em consonância com as questões levantadas na investigação, a saber: Pesquisa realizada junto aos egressos: I - Acompanhamento da prática de ensino; II - Planejamento da prática de ensino; III - Etapas da prática de ensino; IV- Instrumentos utilizados no estágio; V - Contribuição da prática pedagógica; VI - A prática de ensino e a relação teoria e prática; VII - Contribuição dos professores para a formação dos egressos. Pesquisa realizada com a professora: I - Aproximações e distanciamentos da prática de ensino; II - Operacionalização da prática pedagógica; III - Planejamento da prática. Na etapa seguinte, buscaram-se aproximações e distanciamentos entre o que dizem os egressos e a professora do estágio. Os resultados apontaram convergência quanto à concepção do estágio supervisionado, à importância de todas as etapas, aos instrumentos e procedimentos necessários à prática; além disso, foram levantados apontamentos e alguns encaminhamentos que poderão ser efetivados. Foram identificados distanciamentos das condições ideais para a prática de ensino de química, considerando-se suas especificidades; entretanto, com a mobilização de saberes e a criatividade dos estagiários, foi possível vincular a teoria à pratica pedagógica nas escolas. Portanto, é inquestionável a importância do estágio para o currículo de formação inicial de professores, por possibilitar a vivência e a compreensão das condições objetivas de trabalho da profissão docente.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Programa de Pós-Graduação Educação (PPGE), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Educação. Orientadora: Profª Drª Rosângela de Fátima Cavalcante França
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3133
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO_FINAL_MARCIA_GONCALVES_ALMEIDA.pdf1,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.