Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3144
Title: Educação do campo: práticas pedagógicas e metodológicas do professor alfabetizador de uma escola do município de Humaitá/AM
Authors: Santos, Ivanete Franco dos
Keywords: Educação do campo
Práticas pedagógicas
Alfabetização
Issue Date: 2021
Citation: SANTOS, I. F. dos. Educação do campo: práticas pedagógicas e metodológicas do professor alfabetizador de uma escola do município de Humaitá/AM. 2021. 170 f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Educação (PPGE). Universidade Federal de Rondônia, 2018.
Abstract: Esta pesquisa traz como tema a Educação do Campo: práticas pedagógicas e metodológicas do professor alfabetizador de uma escola do município de Humaitá/AM. A constituição da Educação do Campo em nosso país perpassa por grandes desafios, tanto no âmbito da formação docente, quanto da concretização da prática pedagógica e metodológica dentro da sala de aula. Tomando como referência tal problemática e entendendo que a alfabetização é um importante passo para o desenvolvimento da pessoa humana e também etapa fundamental nos processos de ensino e de aprendizagem, a questão problematizadora deste estudo foi: como os professores percebem as práticas pedagógicas alfabetizadoras e as metodologias concretizadas em uma escola do campo no município de Humaitá/AM? Na tentativa de responder a este questionamento, o objetivo geral consistiu em analisar a percepção dos professores sobre as práticas pedagógicas alfabetizadoras e as metodologias concretizadas em uma escola do campo do município de Humaitá/AM. Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva, de abordagem qualitativa, a qual teve duas fases, uma documental e a outra empírica. Teve como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Os sujeitos da pesquisa foram professores que atuam ou já atuaram com a alfabetização (1º e 2º anos) em uma escola do campo, situada em território rural no município de Humaitá/Amazonas, nos anos de 2019 e 2020. Os dados obtidos foram organizados nas seguintes categorias de análise, definidas a priori: perfil da formação docente; práticas pedagógicas; práticas metodológicas; recursos e estratégias; desafios e dificuldades. Os resultados da pesquisa consideram a disparidade do ensino proposto pelos manuais, leis e decretos ao contexto real de atuação do professor da escola do campo; a ausência de formação continuada e o distanciamento entre escola-família-comunidade, que se evidencia como um dos fatores que dificultam a realização de práticas que concebam as especificidades e necessidades dos alunos; e a ausência de linearidade nos pressupostos que fundamentam as práticas pedagógicas e metodológicas de alfabetização, para sanar as dificuldades impostas pela realidade. Com isso, há a necessidade de efetivação das políticas públicas e de adaptação dos sistemas de ensino para a Educação do Campo.
Description: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Educação (PPGE), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Educação. Orientadora: Profª Drª Rosângela de Fátima Cavalcante França.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3144
Appears in Collections:PPGE/PVH - Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTA__O_FINAL_IVANETE_FRANCO_DOS_SANTOS_1288991383.pdf2,34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.