Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3200
Título: Implementação da modelagem matemática de biorreatores no simulador EMSO visando a simulação e a estimação de parâmetros cinéticos
Autor(es): Braga, Daniel José Nascimento
Palavras-chave: EMSO
Biorreatores
Simulação computacional
Processos fermentativos
Data do documento: 2021
Citação: BRAGA, Daniel José Nascimento. Implementação da modelagem matemática de biorreatores no simulador EMSO visando a simulação e a estimação de parâmetros cinéticos. 2021, 61f. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Alimentos) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2021.
Resumo: Os processos biotecnológicos estão presentes em diversos processos industriais, podendo citar a produção de vários alimentos, antibióticos, o tratamento de efluentes, processos fermentativos, etc. A simulação de processos é uma ferramenta indispensável no desenvolvimento de novos projetos de engenharia, uma vez que permite estudar, analisar e aperfeiçoar processos diminuindo a necessidade de efetuar testes laboratoriais, reduzindo custos. O presente estudo teve como objetivo a implementação de modelos matemáticos de biorreatores no simulador EMSO. Para o desenvolvimento deste trabalho foi realizado o estudo dos prin cipais processos fermentativos, o desenvolvimento da biblioteca de biorreatores aplicando os conceitos que envolvem estes processos e o comparativo dos resultados obtidos das simulações utilizando a biblioteca desenvolvida e outro software para a validação da ferramenta criada, bem como confirmar a funcionalidade desta biblioteca ao comparar resultados da estimação de parâmetros com outro estudo. A biblioteca desenvolvida demonstrou uma excelente funcionalidade ao se obter ótimos resultados ao realizar o comparativo nos estudos de caso elaborados.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Engenharia de Alimentos da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus de Ariquemes, para obtenção do título de Bacharel em Engenharia de Alimentos. Orientador: Prof. Me. Gerson Balbueno Bicca.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3200
Aparece nas coleções:DENGEA / ARQ. Engenharia de Alimentos (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
01_TCC_Daniel_Braga.pdfTrabalho de Conclusão de Curso - Braga, Daniel José Nascimento1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.