Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3502
Title: Mapeamento da língua de sinais venezuelana com surdos refugiados em Porto Velho / Rondônia
Authors: Monteiro, Luciana Oliveira
Keywords: Bacia semãntica
Estudo de surdos
Línguas de sinais
Issue Date: 2021
Citation: MONTEIRO, Luciana Oliveira. Mapeamento da língua de sinais venezuelana com surdos refugiados em Porto Velho / Rondônia. 2021. 125f. Dissertação (Mestrado em Letras), Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2021.
Abstract: O presente estudo está fundamentado no objetivo de identificar os sinais de uma bacia semântica de palavras do glossário sobre migração da Organização Internacional para as Migrações (OIM). No ensejo em analisá-los seguindo o cenário da identidade cultural da comunidade surda venezuelana e pesquisar como este grupo de surdos tem construído a identidade e cultura no ambiente amazônico, em específico, na comunidade Surda de Porto Velho / Rondônia. Tem como palavras das categorias da bacia semântica: Acordo, Aculturação, Admissão, Apoio Pré-consular, Auxílio Internacional, Audiência, Autorização, Boa-fé, Carimbo de Entrada etc. A metodologia da pesquisa teve como protótipo e pressupostos teóricos a etnografia pós-moderna, de caráter pós-crítico, ancorando-se na metodologia pós-crítica conceituada por Paraíso (2012). Com a escolha da metodologia da etnografia pós-moderna como pressuposto metodológico e eixo articulador e facilitador da narrativa adotada na pesquisa, corroboram-se ideias de Klein e Damico (2012), ciente dos riscos possíveis no processo científico, pois este método não é apenas de registrar discursos ou ideias mapeadas pelo pesquisados através de sujeitos surdos refugiados venezuelanos. Assim, esta pesquisa trouxe resultados possíveis de “mergulhos” teóricos, culturais e identitários dos Estudos Surdos e Estudos Culturais, por mapear os processos de comunicação e expressão de sujeitos surdos venezuelanos, sublinhando a diversidade linguística e cultural do povo surdo.
Description: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Letras. Orientador: Prof. Dr. João Carlos Gomes.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3502
Appears in Collections:PPGL/PVH - Mestrado em Letras (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação.pdf3,87 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.