Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3585
Título: Indisciplina escolar nos anos iniciais de Ensino Fundamental: Um olhar para publicações em periódicos científicos
Autor(es): Santana, Inamaren Peres
Palavras-chave: Indisciplina Escolar
Anos Iniciais
Periódico Qualis
Data do documento: 2021
Citação: SANTANA, Inamaren Peres. Indisciplina escolar nos anos iniciais de Ensino Fundamental: Um olhar para publicações em periódicos científico. 2021. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, Ji-Paraná, 2021.
Resumo: A indisciplina na escola ao longo dos anos tem sido objeto de estudo e discussões, sendo considerada como um dos principais empecilhos para os/as professores(as) em sala de aula, causando até o abandono da profissão. A pesquisa foi realizada por meio de um levantamento de dados bibliográficos e análise de dados dos artigos científicos publicados em qualis periódicos, classificados como A1 e A2, no período de 2013 a 2020. Assim, foram identificados o total de 14 periódicos e 35 artigos classificados como A1 e, 23 periódicos e 67 artigos classificados como A2. Este estudo teve como objetivo identificar as principais causas e sugestões para a redução da “Indisciplina Escolar nos anos iniciais do ensino fundamental” no Brasil. Os dados evidenciaram a necessidade de refletir sobre o processo de socialização, além de enfatizar a importância da participação da comunidade para a minimização dos problemas disciplinares. Entretanto, os trabalhos indicaram que para os/as docentes os conflitos em sala de aula ainda são centrados na família e no estudante. Também foi visível as divergências existentes nos conceitos de indisciplina escolar, apesar dos artigos utilizarem como referencial teórico os mesmos autores. Os resultados preliminares explicitaram a importância em desenvolver fóruns e assembleias com as crianças, propiciando momentos de discussão sobre as regras e normas que vão reger os comportamentos dos estudantes ao longo do ano letivo.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Humanas e Sociais da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, como parte dos quesitos para obtenção do Título de Bacharel em Pedagogia, sob orientação do Prof. Dr. Alberto Dias Valadão.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3585
Aparece nas coleções:Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Inamaren__Perez_de_Santana.pdfTrabalho de Conclusão de Curso630,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.