Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3675
Título: Câmara fria para maturação de queijo tipo prato no município de Ariquemes
Título(s) alternativo(s): cálculo da carga térmica e consumo energético
Autor(es): Santos, Karina Gonçalves de Lima
Palavras-chave: Câmara fria
Cargas térmicas
Custo energético
Data do documento: 2022
Citação: SANTOS, Karina Gonçalves de Lima. Câmara fria para maturação de queijo tipo prato no município de Ariquemes: cálculo da carga térmica e consumo energético. 2022, 40 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Alimentos) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2022.
Resumo: A maturação é uma etapa da produção de queijos na qual estes são mantidos em câmaras especiais com temperatura e umidade controladas com o objetivo de alcançar a qualidade final desejada. Assim, a produção de queijo prato em regiões de clima tropical, exige que calor dos produtos e/ou do ambiente de maturação seja removido. Este calor removido é chamado de carga térmica. Neste trabalho foram determinadas as cargas térmicas para uma câmara de maturação de queijo tipo Prato no município de Ariquemes-RO. Para tanto, foram definidas propriedades como: temperatura interna e área da câmara, volume de produção, especificação dos materiais para construção de paredes, piso, teto, isolante entre outras. Outras grandezas importantes, foram retiradas de manuais de refrigeração. A partir da carga térmica total, foi realizada uma estimatica de consumo energético e cálculo financeito. A carga total calculada foi 1.405.543,34 kJ/24h, considerendo 16 hora de operação dos dispositivos de refrigeração, a carga térmica requerida estimada foi 87.846,46 kJ/h. Assim, o custo energético levando em consideração o consumo e os impostos foi R$13.576,66.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Engenharia de Alimentos da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus de Ariquemes, para obtenção do título de Bacharel em Engenharia de Alimentos. Orientador: Prof. Dra. Daniela Araújo Sampaio
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3675
Aparece nas coleções:DENGEA / ARQ. Engenharia de Alimentos (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Karina G L S.pdfTCC Karina G L S.pdf915,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.