Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3731
Título: Panorama das dissertações e teses sobre o processo de ensino e aprendizagem de matemática para alunos com Transtorno do Espectro Autista no Brasil (2000 - 2020)
Autor(es): Almeida, José Carlos
Palavras-chave: Educação Matemática
Educação Inclusiva
Autismo
Data do documento: 2022
Citação: ALMEIDA, José Carlos. Panorama das dissertações e teses sobre o processo de ensino e aprendizagem de matemática para alunos com Transtorno do Espectro Autista no Brasil (2000 - 2020). 2022. 164 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, 2022.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar o que revelam as dissertações e teses que tiveram como objeto de estudo o processo de ensino e aprendizagem de Matemática para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), defendidas no Brasil no período de 2000 a 2020. Para o desenvolvimento da pesquisa foi realizada uma investigação de abordagem qualitativa do tipo bibliográfica, a partir do mapeamento e da análise de dissertações e teses defendidas no Brasil, no período de 2000 a 2020, utilizando-se a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e a Plataforma Sucupira como base de dados. Enquanto material de estudo, foram identificadas 27 pesquisas, sendo três teses e 24 dissertações, as quais foram analisadas sob a ótica da técnica de Análise de Conteúdo. O referencial teórico abordado foi sobre: legislação e amparo educacional às pessoas com deficiência, especialmente com TEA; processo de ensino e aprendizagem de estudantes com TEA, com ênfase nos pressupostos de Vygotsky; e, metodologias de ensino e aprendizagem de matemática para estudantes com TEA. Para análise dos dados, inicialmente foi realizado um mapeamento de aspectos gerais das pesquisas inventariadas, de modo a apresentar um retrato das mesmas. Posteriormente, foi realizada Análise de Conteúdo a partir do objetivo geral, dos aspectos metodológicos, dos resultados e das considerações finais das teses e dissertações. A partir disso, foi possível verificar que a avaliação das habilidades matemáticas dos alunos é o ponto de partida para a elaboração das estratégias de ensino a serem utilizadas em sala de aula, o que se deve ao fato de que cada indivíduo é único, e possui suas particularidades e especificidades. Também foi verificado que as principais metodologias de ensino de matemática são as seguintes tendências temáticas: aprendizagem por jogos; aprendizagem por materiais concretos; tecnologias digitais; e, resolução de problemas. Porém, há inúmeras outras metodologias que podem ser utilizadas, sendo imprescindível que as adaptações sejam realizadas de forma individualizada. Com relação à formação e prática docente, foi possível compreender a importância do papel do professor enquanto mediador no processo de ensino e aprendizagem. Percebeu-se, então, que o estudante com TEA é capaz de aprender matemática quando suas características e especificidades forem compreendidas e respeitadas, uma vez que quando suas potencialidades são valorizadas, o ambiente deixa de ser excludente.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática – PPGEM, da Universidade Federal Rondônia – UNIR, como parte dos requisitos para a obtenção do título de Mestre em Educação Matemática. Sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Marcia Rosa Uliana
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3731
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_José_Carlos_Almeida.pdfDissertação2,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.