Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3844
Title: | Estratégias avaliativas utilizadas pelos professores de educação física do estado de Rondônia durante o ensino remoto ocasionado pela pandemia de Covid-19 |
Authors: | Silva, Íngride Farias Fernandes Ribeiro da |
Keywords: | Educação física escolar Covid-19 Ensino remoto |
Issue Date: | 2022 |
Citation: | SILVA, Íngride Farias Fernandes Ribeiro da. Estratégias avaliativas utilizadas pelos professores de educação física do estado de Rondônia durante o ensino remoto ocasionado pela pandemia de Covid-19. 2022. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2022. |
Abstract: | Este estudo teve como objetivo descrever as formas de avaliação empregadas pelos professores de Educação Física (EF) da educação básica do Estado de Rondônia durante o ensino remoto ocasionado pela Pandemia de COVID-19. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, com análise de conteúdo. Participaram da pesquisa 17 professores de EF de ambos os sexos, lotados nas escolas da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) e Secretaria Municipal da Educação (SEMED) do Estado de Rondônia. As coletas de dados da pesquisa foram realizadas inteiramente de forma remota, utilizando tecnologias e mídias digitais, no qual os participantes responderam um questionário através da plataforma Google Forms contendo perguntas abertas e fechadas, divulgado e enviado através de aplicativos de mensagens instantâneas e/ou e-mail. Como resultados, encontramos como estratégias avaliativas mais utilizadas: a participação nas aulas e a realização das atividades teóricas e práticas, seguido de plataformas online Google Meet e Google Classroom e portfólio como instrumentos auxiliares avaliativos. A maioria dos professores não tiveram treinamento ou formação sobre o processo avaliativo somente sobre estratégias metodológicas, os alunos aderiram em parte às aulas online, sendo a maior dificuldade deles o acesso à internet e a aceitação dos pais quanto ao método de ensino utilizado. |
URI: | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3844 |
Appears in Collections: | Educação Física (Trabalho de Conclusão de Curso) |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.