Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3850
Title: Análise das estratégias da leitura no processo de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental: um olhar na literatura
Authors: Paixão, Elizabete da
Keywords: Leitura
Professores
Escola
Issue Date: 2022
Citation: PAIXÃO, E. Análise das estratégias da leitura no processo de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental: um olhar na literatura. 2022. 41 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2022
Abstract: O ato de ler é de grande importância para o aprendizado do ser humano. Sendo assim, a leitura além de favorecer o aprendizado de conteúdo específicos aprimora a escrita da criança, pois ter contato com bons livros ajudará as crianças a formularem e organizarem uma linha de pensamento. No mais, a leitura e a escrita propiciam uma educação libertadora, pois permite ao sujeito conhecimentos de entender diferentes mensagens que circulam na sociedade. A escola exerce uma função fundamental e importante ao garantir o acesso à leitura e a escrita como direito de cidadania. Nesse sentido, o papel dos professores alfabetizadores é promover aos alunos, tendo o pressuposto de que todos têm capacidade para aprender a ler e escrever, de modo que incentive o seu pensamento não somente para decodificar os textos, mas também para interpretá-los. Por isso, o trabalho em tela tem como problema de pesquisa: Quais são as ações didáticas dos professores pedagogos, que atuam nos anos iniciais do (1°e 2° Anos) do Ensino Fundamental, considerando suas ações de práticas alfabetizadoras, para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita de seus alunos? Sendo assim, o objetivo geral foi analisar como a literatura está tratando a inserção da prática da leitura nas salas de aula no início do processo de alfabetização como estratégia para desenvolver a habilidade leitora reflexiva. Para responder á questão que norteia o trabalho, a metodologia utilizada foi de cunho qualitativo (CRESWELL, 2014). Bibliográfico (MARCONI E LAKATOS, 1992) sendo uma revisão narrativa literária (CORDEIRO, et. Al.,2007), assim temos como fontes de artigos, livros e legislação que tratam da temática. Como principais resultados, tivemos que para as crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental desenvolvam a habilidade leitora reflexiva, se faz necessário que os professores mais que alfabetizem, conduzam as crianças ao letramento. É necessário também que a leitura seja apresentada a criança de forma lúdica, para que ela associe o ato ler como uma atividade prazerosa. No mais, todo esse processo deve ser desenvolvido numa parceria entre professores, alunos e família.
Description: Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Profa. Dra. Cristiane Talita Gromann de Gouveia
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3850
Appears in Collections:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ELIZABETE_DA_PAIXÃO_PEDAGOGIA.pdfArquivo principal830,19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.