Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3851
Título: Psicomotricidade e a atuação do professor na educação infantil: uma revisão literária
Autor(es): Horbach, Jacirlene Albino
Palavras-chave: Educação infantil
Psicomotricidade
Escola
Data do documento: 2022
Citação: HORBACH, J. A. Psicomotricidade e a atuação do professor na educação infantil: uma revisão literária. 2022. 48 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2022
Resumo: A primeira forma de linguagem da criança se dá por meio do corpo, já que através dos movimentos ela começa a se comunicar com o meio. Nesse sentido, a psicomotricidade, pode contribuir no ensino e aprendizagem, desenvolvendo integralmente a criança, ou seja, nas suas capacidades afetivas, cognitivas e motoras. Por isso, temos como problema de pesquisa: Como trabalhar a psicomotricidade como estratégia metodológica de ensino/aprendizagem para o desenvolvimento dos educandos na Educação Infantil? Assim, temos como objetivo compreender como a psicomotricidade deve ser desenvolvida em sala de aula como estratégia metodológica para a ampliação e melhoria da aprendizagem das crianças na fase da Educação Infantil. Para alcançar nosso objetivo de pesquisa utilizamos como aportes metodológicos a pesquisa bibliográfica como defendida por Marconi e Lakatos (2003) e a pesquisa descritiva como afirmam Bervian e Cervo (2002). Nossas fontes foram artigos, monografias, dissertações, teses e legislações relacionadas à temática. Assim, como principais resultados obtivemos que a psicomotricidade como método de ensino/aprendizagem abre caminhos para a reflexão no sentido de repensar a política escolar. Oportunizando a escola e seus professores a desenvolver objetivos que facilitem o desenvolvimento global da criança. Nesse sentido é necessário compreender como ocorre o cotidiano escolar das crianças na Educação Infantil, no qual é de grande relevância buscar vivenciar uma proposta de ensino baseada em ambientes acolhedores e prazerosos que proporcionam benefícios para a vida dos alunos e no seu processo de desenvolvimento.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Profa. Dra. Cristiane Talita Gromann de Gouveia
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3851
Aparece nas coleções:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Jacirlene_Albino_Horbach_PEDAGOGIA.pdfArquivo principal409,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.