Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3920
Título: Os desafios da rede socioassistencial do município de Cacoal na garantia e proteção dos direitos da criança e adolescente
Autor(es): Pereira, Diuliane
Palavras-chave: Direito da criança e do adolescente
Direitos fundamentais
Medida de proteção
Acolhimento institucional
Data do documento: 9-Ago-2022
Resumo: A Constituição Federal de 1988 trouxe em seu artigo 227 caput a obrigação de toda a sociedade em proteger e assegurar todos os direitos e garantias fundamentais inerentes à criança e ao adolescente de forma prioritária. A construção jurídica do direito da criança e do adolescente passou por longas fases até ser o que é hoje. Analisa o sistema de acolhimento institucional que busca a proteção integral de crianças e adolescentes que tiveram violações de direitos nos termos do artigo 98 do Estatuto da Criança e do Adolescente. Busca-se apurar sob a ótica da dignidade os possíveis desafios de continuidade de serviço que a Casa de Acolhimento Pingo de Gente, instituição de acolhimento da comarca de Cacoal, perpassa, bem como a inter-relação com demais entidades públicas. Para isto, foi feito entrevistas com autoridades competentes que lidam com o assunto. O método escolhido se deu em razão que para haver o entendimento completo do tema é de suma importância partir de pontos gerais para que se possa construir uma base de conhecimento para o leitor, e, a partir daí, desenvolver questões mais aprofundadas.
Descrição: Monografia apresentada à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus Prof. Francisco Gonçalves Quiles – Cacoal, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Direito, sob a orientação do Professor Dr. Roberto de Paula.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3920
Aparece nas coleções:DAD/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Diuliane_Goncalves_Batista_Pereira.pdf983,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador