Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3928
Título: Responsabilidade civil do estado perante o preso submetido a condições degradantes
Autor(es): Salvador, Lígia Setubal
Palavras-chave: Responsabilidade
Dano
Dignidade
Direito
Preso
Data do documento: 10-Ago-2022
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo demonstrar a responsabilidade civil do Estado pelos danos causados aos presos em decorrência de sua atuação no tratamento conferido aos detentos sob sua custódia. Para tanto, foi analisado o fundamento da dignidade da pessoa humana e os direitos do preso, a fim de demonstrar as condições indignas a que estão submetidos os detentos nos estabelecimentos penais do país. Ainda, foram analisados os preceitos acerca da responsabilidade civil, bem como o dever do Estado de indenizar os presos em razão do descumprimento de seu dever de zelar pela integridade desses indivíduos. Concluiu-se que, embora o Estado possua o dever de proteger a integridade do preso, a realidade vivenciada pelos detentos nos presídios do país é marcada pela sucessiva violação dos direitos fundamentais da pessoa humana, sendo a referida situação causada pela omissão do Estado em garantir a esses indivíduos condições mínimas de dignidade no cumprimento da pena, motivo pelo qual o ente possui o dever de indenizar esses indivíduos pelos danos morais decorrentes das péssimas condições carcerárias a que estão submetidos. Para sua realização foi utilizada técnica de pesquisa bibliográfica, com caráter qualitativo, sendo o tema desenvolvido pelo método dedutivo e pelo método dogmático de análise do direito.
Descrição: Monografia apresentada à Universidade Federal de Rondônia – UNIR – Campus de Cacoal, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Direito, sob a orientação do Professor Me. Gilson Tetsuo Miyakava.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3928
Aparece nas coleções:DAD/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ligia_Setubal_Salvador.pdf435,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador