Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3931
Título: A política de regularização fundiária de terras públicas em Rondônia à luz da função social da terra
Autor(es): Martins, Marcio Junior Andrade
Palavras-chave: Questão agrária
Direito agrário
Função social
Grilagem
Regularização fundiária
Data do documento: 10-Ago-2022
Resumo: O presente trabalho é resultado da pesquisa acerca da Questão Agrária e a política de regulamentação fundiária no Brasil e em Rondônia. Foi necessária uma análise histórica e sociológica jurídica da Questão Agrária no Brasil e, em especial, em Rondônia, desde a formação do Brasil Colonial até a atualidade. Para a realização da pesquisa foi utilizado o método dialético e o procedimento técnico aplicado foi de pesquisa bibliográfica. O cerne da pesquisa direcionou-se para a análise da legislação e do processo histórico que serviram/servem como respaldo para o processo de regularização fundiária de terras públicas em Rondônia, correlacionando a temática com a ideia de reforma agrária e função social da terra, ante os casos de grilagem que se fizeram/fazem presentes durante o desenvolvimento da política de distribuição de terras no Brasil. As constatações apontam que A Questão Agrária no Brasil, desde o período da colonização até os dias atuais, é marcada por uma contínua, violenta e desigual luta pela terra, caracterizada por um procedimento corrupção no que diz respeito à aquisição de terras. Além disso, conclui-se que em Rondônia e no Brasil, a violência dos conflitos no campo tem-se elevado a cada ano.
Descrição: Monografia apresentada à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR – Campus Prof. Francisco Gonçalves Quiles – Cacoal, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Direito, sob a orientação do Professor Dr. Roberto de Paula.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3931
Aparece nas coleções:DAD/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcio_Junior_Andrade_Martins.pdf444,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador