Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3943
Title: Benefício previdenciário do auxílio reclusão à luz do princípio da dignidade do homem: a (in) constitucionalidade do critério de baixa-renda
Authors: Boiago, Moacyr Antônio
Keywords: Auxílio reclusão
Requisito de baixa-renda
Dignidade da pessoa humana
Issue Date: 8-Aug-2022
Abstract: O objetivo deste trabalho é analisar o benefício previdenciário do auxílio reclusão à luz do princípio da dignidade da pessoa humana e demonstrar a sua importância para a concretização dos direitos fundamentais individuais e sociais previstos pela Constituição Federal de 1988; desse modo, buscou-se analisar tal benefício com especial foco na análise da (in)constitucionalidade do critério de concessão da baixa renda introduzido pela Emenda Constitucional 20/99. No desenvolvimento do trabalho, foram utilizados a pesquisa bibliográfica de caráter qualitativa e o método dogmático jurídico. Os resultados apontam que o benefício previdenciário de Auxílio Reclusão busca efetivar os direitos fundamentais individuais e sociais que derivam do ideal de dignidade da pessoa humana, princípio balizador e sustentado da Constituição Federal de 1988 e, portanto, sua limitação pelo critério de baixa renda é inconstitucional.
Description: Monografia apresentada à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus Prof. Francisco Gonçalves Quiles – Cacoal, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Direito, sob a orientação da Prof. M.e William Ricardo Grilli Gama.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3943
Appears in Collections:DAD/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Moacyr_Antonio_Boiago.pdf726,08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools