Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3943
Título: Benefício previdenciário do auxílio reclusão à luz do princípio da dignidade do homem: a (in) constitucionalidade do critério de baixa-renda
Autor(es): Boiago, Moacyr Antônio
Palavras-chave: Auxílio reclusão
Requisito de baixa-renda
Dignidade da pessoa humana
Data do documento: 8-Ago-2022
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar o benefício previdenciário do auxílio reclusão à luz do princípio da dignidade da pessoa humana e demonstrar a sua importância para a concretização dos direitos fundamentais individuais e sociais previstos pela Constituição Federal de 1988; desse modo, buscou-se analisar tal benefício com especial foco na análise da (in)constitucionalidade do critério de concessão da baixa renda introduzido pela Emenda Constitucional 20/99. No desenvolvimento do trabalho, foram utilizados a pesquisa bibliográfica de caráter qualitativa e o método dogmático jurídico. Os resultados apontam que o benefício previdenciário de Auxílio Reclusão busca efetivar os direitos fundamentais individuais e sociais que derivam do ideal de dignidade da pessoa humana, princípio balizador e sustentado da Constituição Federal de 1988 e, portanto, sua limitação pelo critério de baixa renda é inconstitucional.
Descrição: Monografia apresentada à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus Prof. Francisco Gonçalves Quiles – Cacoal, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Direito, sob a orientação da Prof. M.e William Ricardo Grilli Gama.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3943
Aparece nas coleções:DAD/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Moacyr_Antonio_Boiago.pdf726,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador