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Título: Percepção de professores de matemática sobre o ensino remoto no ensino médio público de Jaru-RO
Autor(es): Neris, Jocassia dos Santos
Palavras-chave: Aulas de Matemática
Ensino durante a pandemia
Recursos Metodológicos
Processo de aprendizagem
Data do documento: 2022
Citação: NERIS, Jocassia dos Santos. Percepção de professores de matemática sobre o ensino remoto no ensino médio público de Jaru-RO. 2022. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, Ji-Paraná, 2022.
Resumo: A pandemia da COVID-19 impôs medidas de segurança para a contenção do vírus que ceifou milhões de vida. Para dar continuidade às aulas, durante esse período, bem como amenizar os prejuízos na sequência dos estudos dos alunos, foi proposto e adotado o Ensino Remoto Emergencial (ERE) em diversos países, inclusive no Brasil. Nessa perspectiva, na presente pesquisa, o objetivo foi conhecer a percepção de professores de matemática, da cidade de JarúRO, sobre os desafios enfrentados na nova modalidade, assim como as metodologias utilizadas e uma avaliação sobre sua prática docente em ambientes virtuais e atividades assíncronas. A pesquisa foi realizada com seis professores da rede estadual de ensino que ministraram aula de matemática nas turmas de ensino médio durante a pandemia. Eles responderam um questionário sobre os desafios e as práticas utilizadas no ERE, que foi analisado para entender como se comportaram quanto as ferramentas e os procedimentos utilizados nas aulas remotas. Os resultados mostraram que os professores tiveram que adaptar as metodologias de ensino utilizadas no ensino presencial para o ERE. Dentre as mudanças está o uso das plataformas digitais para ministrar as aulas nas redes sociais, para que o aluno pudesse se comunicar com o professor em momentos distintos dos horários das aulas. Os recursos das plataformas digitais e a utilização das redes sociais, no processo de ensino, tiveram papel fundamental no trabalho docente durante a pandemia e, apesar das diferenças metodológicas das utilizadas no ensino presencial, algumas delas podem ser incorporadas e adaptadas para o ensino presencial a fim de beneficiar no aprendizado dos alunos.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Matemática e Estatística – DME, da Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Ji-Paraná, para obtenção do grau de Licenciada em Matemática, sob a orientação do Prof. Dr. Reginaldo Tudeia dos Santos.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4147
Aparece nas coleções:Matemática (Trabalhos de Conclusão de Curso)

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