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Título: Fatores que interferem no processo de alfabetização de crianças
Autor(es): Vasconcelos, Daniela Araújo
Morais, Dinara do Nascimento Silva
Palavras-chave: Alfabetização
Letramento
Práticas pedagógicas
Data do documento: 2021
Citação: VASCONCELOS, Daniela Araújo, MORAIS, Dinara do Nascimento Silva. Fatores que interferem no processo de alfabetização de crianças.31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2021.
Resumo: O presente estudo tem objetivo de analisar fatores extraescolares que interferem no processo de alfabetização de crianças. Neste sentido, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa do tipo descritiva. Os dados foram coletados e analisados à luz das matrizes teóricas que embasam esta pesquisa. A base teórica da investigação foi ancorada em estudos de Kato, (1986), Tfouni (1988) Freitas (1991); Leffa (1994), Teberosky (1994), Kleiman (1995) Soares (1998; 2011, 2016, Silva (1999), Jose e Coelho (2001), Leite (2001), Ferreiro (2008), Caliman (2009), ; Ilha; Marques; Marques e Ilha (2010), Krug (2011). Os resultados apontam que as concepções de alfabetização não refletem o amplo sentido do termo. Que aprendizagem da leitura e escrita como ato mecânico, persiste em certa medida. Infere-se que o método tradicional - sintético e analítico, ainda tem espaço na prática alfabetizadora, apesar dos discursos favoráveis ao método fônico e as teorias construtivistas, e que as diferentes correntes alfabetizadoras vêm envidando esforços intelectuais visando a eficácia do processo.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4254
Aparece nas coleções:DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos)

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