Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4289
Título: A formação prática docente e alfabetização científica: processos de ensino e aprendizagens
Autor(es): Menacho, Carmem Barba
Alves, Daniele Solís
Palavras-chave: Formação da prática docente
Alfabetização científica
Leitura
Data do documento: 2022
Citação: MENACHO, Carmem Barba, ALVES, Daniele Solís. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2022.
Resumo: O artigo “A formação da prática docente e a alfabetização científica: processos de ensino e aprendizagens” tem por objetivo compreender como é construída a formação da prática docente, mediada pela alfabetização científica da leitura de textos e contextos antes e durante o ensino e a aprendizagem dos conteúdos das linguagens dos textos científicos e das vivências cotidianas. Os objetivos foram orientados pelo seguinte problema da pesquisa: como é construída a formação da prática docente, mediada pela alfabetização científica da leitura de textos e contextos? De agosto a dezembro de 2022, foi realizada a pesquisa qualitativa teórica (ALMEIDA, JUNG; SILVA, s/d; CHASSOT, 2003, 2014; FREIRE, 2005, 2006, 2014; FREIRE; MACEDO, 2015; FRANCHI, 1991; KRAMER, 2001; LIBÂNEO, 2012; MEDEIROS; CABRAL, s/d; TARDIF, 2002; TOZETTO; GOMES, s/d) e de campo, considerando os objetivos e o problema de pesquisa. Os resultados evidenciaram que a construção da formação da prática docente, mediada pela alfabetização científica da leitura de textos e contextos, amplia a qualidade da prática de ensino e de aprendizagem de reflexão, interpretação, problematização e compreensão dos conteúdos das ciências e das vivências cotidianas.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4289
Aparece nas coleções:DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARMEM E DANIELE.pdf216,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.