Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4490
Title: | Política educacional e infância: as possibilidades da politecnia como princípio pedagógico na pré-escola |
Authors: | Rodriques, Jandenoura Araújo |
Keywords: | Política Educacional e Infância Educação infantil Politecnia Pedagogia histórico-crítica BNCC |
Issue Date: | 2023 |
Citation: | RODRIGUES, Jandenoura Araújo. Política educacional e infância: as possibilidades da politecnia como princípio pedagógico na pré-escola. 2023. 124 f. Dissertação (Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023. |
Abstract: | A pesquisa tem como objeto de estudo a politecnia como princípio pedagógico na pré escola, com base na Pedagogia Histórico-Crítica instituída por Saviani (2008a). Trata-se de uma investigação de caráter bibliográfico, alicerçada epistemológica e metodologicamente no materialismo histórico-dialético, na forma exposta por Netto (2011), e conforme as diretrizes do método histórico-crítico de formação acadêmica proposto por Maciel (2008). Partiu-se da hipótese de que há possibilidades de compatibilizar os marcos regulatórios da Educação Infantil, a partir de 1996, com o princípio pedagógico da politecnia mediante a práxis educativa. O estudo orienta-se pela seguinte problematização: é possível compatibilizar os marcos regulatórios da Educação Infantil, a partir de 1996, com o princípio pedagógico da politecnia? Essa questão conduziu ao objetivo geral: explicar a possibilidade de compatibilizar os marcos regulatórios da Educação Infantil, a partir de 1996, com o princípio pedagógico da politecnia. O trabalho busca explicar as conquistas, em termos de acesso e formação à educação integral, para a Educação Infantil brasileira, entre 1996 e 2020, destacando o acesso à formação integral por meio da análise dos marcos legais que amparam a Educação Infantil como primeira etapa da Educação Básica. Utiliza-se o mesmo processo analítico para explicar as conquistas e os desafios, no Estado de Rondônia, entre 1996 e 2020, tendo como documentos básicos o Referencial Curricular de Rondônia para a Educação Infantil (2018) e o Caderno de Orientações Pedagógicas para a Educação Infantil (2020). Busca-se analisar os princípios epistemológicos e metodológicos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a etapa da Educação Infantil a fim de verificar a possibilidade de compatibilizá-los com a politecnia como princípio pedagógico. Apoiados na análise conclui-se que os fundamentos da BNCC para a Educação Infantil se situam em bases epistemológicas e metodológicas opostas às bases que fundamentam a politecnia como princípio pedagógico, e mesmo assim há espaço para viabilizar a práxis pedagógica da educação integral politécnica na Educação Infantil. |
URI: | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4490 |
Appears in Collections: | Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTACAO - JANDERNOURA ARAÚJO RODRIGUES.pdf | 2,17 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.