Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4688
Título: Uma história da Escola Dom Bosco: vestígios do ensino de matemática na primeira instituição educacional de Ji-Paraná/RO (1962-1980)
Autor(es): Ribeiro, Francielli da Silva
Palavras-chave: Escola Dom Bosco
História da Educação Matemática
Matemática
Ji-Paraná
Data do documento: 2023
Citação: RIBEIRO, Francielli da Silva. Uma história da Escola Dom Bosco: vestígios do ensino de matemática na primeira instituição educacional de Ji-Paraná/RO (1962-1980). 2023. 187 f. Dissertação (mestrado) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, Programa de Pós-graduação em Educação Matemática, 2023.
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo construir uma história da primeira escola formal do município de Ji-Paraná/RO, a Escola Dom Bosco, com um olhar voltado ao ensino de matemática. Recorremos ao termo “formal” fazendo menção ao ensino institucionalizado pelo poder público. Trata-se de uma pesquisa histórica desenvolvida com base nos pressupostos da História da Educação Matemática, com abordagem metodológica da História Oral. As fontes históricas para essa construção foram resultantes das entrevistas realizadas e de outros vestígios documentais escritos e não escritos, a exemplo de: Currículo Pleno do Território Federal de Rondônia, caderno de plano de aula e fotografias. O recorte temporal, de 1962 a 1980, compreende o período de construção e funcionamento da Escola Dom Bosco no município de Ji-Paraná/RO. No que se refere ao aporte teórico, para trabalhar com a temática instituições escolares recorremos a Nosella e Buffa (2013); autores como Bloch (2001) e Le Goff (2003), no tocante à pesquisa historiográfica; Garnica (2010) e Meihy e Holanda (2020), no tocante à História Oral; para os aspectos da História da Educação Matemática, Valente (2007), Garnica e Souza (2012), e Albuquerque (2014); e, para a história local, tomamos como base Lima (1993) e Arcari (1995). Buscou-se responder a seguinte questão: de que maneira se constituiu a história da primeira escola formal de Ji-Paraná/RO, a Escola Dom Bosco, com um olhar para o ensino de matemática? O material produzido pelas entrevistas expressou uma escola primária, de 1ª a 4ª séries. Essa iniciativa de ensino ocorreu sob influência da Igreja Católica, contando com a colaboração de professores leigos e de professores formados. O ensino de matemática fez-se de maneira interativa e com o uso de materiais concretos, com os quais os professores buscavam inserir o contexto social e familiar da comunidade escolar, destoando de alguns aspectos do Movimento da Matemática Moderna, mas com características do Movimento da Escola Nova.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática –PPGEM, da Universidade Federal Rondônia – UNIR, como parte dos requisitos para a obtenção do título de Mestre em Educação Matemática. Sob a orientação do Prof. Dr. Marlos Gomes de Albuquerque.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4688
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Francielli_da_Silva_Ribeiro.pdfDissertação8,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.