Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4689
Título: Análise dos significados produzidos por acadêmicos do curso de licenciatura em matemática da UNIR/Ji-Paraná sobre derivadas com uso de ambiente virtual interativo
Autor(es): Silva, Luis Enrique Fernandes da
Palavras-chave: Educação Matemática
Cálculo Diferencial
GeoGebra
Modelo dos Campos Semânticos
Data do documento: 2023
Citação: SILVA, Luis Enrique Fernandes da. Análise dos significados produzidos por acadêmicos do curso de licenciatura em matemática da UNIR/Ji-Paraná sobre derivadas com uso de ambiente virtual interativo. 2023. 113 f. Dissertação (mestrado) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, Programa de Pós-graduação em Educação Matemática, 2023
Resumo: Este trabalho apresenta uma pesquisa embasada no Modelo dos Campos Semânticos, que tem como foco principal compreender o movimento acerca da produção de significados de um grupo de acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática, matriculados nas disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral da Universidade Federal de Rondônia, campus Ji-Paraná, quando são colocados de frente a situações que tratam de derivadas e taxa de variação. Dessa forma, possibilita-se a produção de significados diante de possíveis direções de interlocução manifestadas pelos estudantes em um questionário desenvolvido e aplicado pela plataforma do GeoGebra.org. A aplicação desse questionário foi realizada de forma inteiramente online. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa com análise recorrendo aos procedimentos do Modelo dos Campos Semânticos. A fundamentação no Modelo dos Campos Semânticos permitiu uma leitura mais refinada das enunciações produzidas pelos alunos, tornando plausível certas direções de interlocução que não seriam possíveis se não fosse por uma leitura plausível. Os resultados obtidos nesta investigação indicam, essencialmente, que a maior parte dos alunos conseguiu conceitualizar adequadamente a derivada como uma medida de variação, compreendendo alguns dos seus significados, como taxa de variação, coeficiente angular da reta e o gráfico de uma função.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática –PPGEM, da Universidade Federal Rondônia – UNIR, como parte dos requisitos para a obtenção do título de Mestre em Educação Matemática. Sob a orientação do Prof. Dr. Lenilson Sergio Candido e coorientação do Prof. Dr. João Pedro Antunes de Paulo.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4689
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Luis_Enrique_Silva.pdfDissertação2,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.