Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4782
Título: O direito à saúde e o déficit de profissionais de enfermagem nos hospitais públicos: uma análise das decisões do poder judiciário de Rondônia sobre a temática
Autor(es): Ramos, Lillian Sampaio.
Palavras-chave: Direito à saúde
Profissionais de enfermagem
Déficit profissional
Data do documento: 20-Dez-2022
Resumo: A saúde pública brasileira ainda sobrevive em um cenário estabelecido entre o dever satisfativo do estado e a execução de políticas públicas deficientes. No decorrer do estudo, compreendeuse que essa ineficiência fere o direito fundamental à saúde. No âmbito hospitalar, as instituições públicas deparam-se com superlotação de leitos e, recorrentemente, o déficit de profissionais, gerando bloqueio de leitos. Nessa temática insurge uma profusão de questionamentos, ante a atual vertente do ativismo judiciário frente ao princípio federativo da segregação de poderes. Entrementes, diante da principiologia constitucional brasileira, buscou-se identificar o que prevalecido no entendimento do Poder Judiciário, nas decisões sobre a provisão de profissionais de enfermagem para os hospitais públicos. A partir disso, deflagrou a proposição dessa pesquisa, a qual centrou-se na análise de quais fundamentos têm prevalecido nas decisões, ante a essa temática do Direito à Saúde. O procedimento adotado foi a análise documental indireta. Procurou-se explorar a análise sob uma abordagem quali-quantitativa. Nessa toada, o recorte material da pesquisa documental deteve-se na atuação do TRF1, no estado de Rondônia, quanto às decisões relacionadas à provisão de profissionais de enfermagem nos hospitais públicos, analisando 26 decisões, referentes a 23 processos judiciais. Pelos resultados obtidos, evidenciou-se que os pedidos de provisão de profissionais de enfermagem foram todos denegadados na Seção Judiciária da capital do estado, enquanto foram deferidos em outras Sessões Judiciárias no interior do estado. Contudo, para o suprimento de um numerário específico de enfermeiros e/ou técnicos de enfermagem, foi indeferido em todos os juízos do TRF1 Rondônia. Prevaleceu o provimento do pedido de provisão de enfermeiros, fundamentado no princípio da legalidade.
Descrição: Monografia apresentada à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus Prof. Francisco Gonçalves Quiles – Cacoal, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharela em Direito, sob a orientação do Prof. Dr. Rogério Montai de Lima.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4782
Aparece nas coleções:DAD/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LILLIAN_SAMPAIO_RAMOS.pdf1,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador