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Título: A Lei 10.369/03 no contexto da escola
Autor(es): Nunes, Osiane da Silva
Azevedo, Mariana
Palavras-chave: Políticas Públicas educacionais
Relações Étnico-Raciais
Educação
Data do documento: 2023
Citação: NUNES, Osiane da Silva, AZEVEDO, Mariana. A LEI 10.369/03 no contexto da escola. 31 f. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2023.
Resumo: O artigo trata da lei 10.369/03 no contexto da Escola, com objetivo de conhecer as orientações dos documentos oficiais para que a escola inclua conteúdos da História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena em seu cotidiano. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e documental, compreendendo metodologicamente que se adequam a esta pesquisa. Com o olhar voltado ao Estado de Rondônia, foi realizada a análise dos documentos norteadores para o currículo e o ensino, como a Base Comum Curricular (BRASIL, 2018; 2020), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996), o Referencial Curricular do Estado de Rondônia (RONDÔNIA, 2020; 2022), Lei 10.369/2003 (BRASIL, 2003), Plano de Ação da Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Simon Bolívar e o Plano de Curso de Pedagogia e como atuam no ensino voltado para a História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena em Guajará-Mirim. Os resultados apontam que a escola demonstra lacunas na implementação efetiva, precisando de mais visibilidade das relações étnico-raciais na escola. Tais fatos indicam a necessidade de mais estudos e pesquisas que abordem essa temática e promovam subsídios teóricos metodológicos para a implantação da Lei 10369/2023.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4917
Aparece nas coleções:DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos)

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